Um novo capítulo inflama ainda mais o já dramático cenário político e econômico brasileiro. Veio à tona na noite desta quarta-feira a informação (ou bomba?) de que os donos da JBS disseram em delação à Procuradoria-Geral da República que gravaram o presidente Michel Temer dando aval para comprar o silêncio do deputado cassado e ex-presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha (PMDB-RJ), depois que ele foi preso na Operação Lava Jato.
Com isso, os prognósticos de que o Brasil estava voltando a inspirar confiança e a entrar nos trilhos do desenvolvimento podem sofrer um revés preocupante. Sem nem suspeitar de que novos abalos políticos pudessem intensificar a instabilidade econômica que há anos fragiliza o país, o jornal inglês Financial Times publicou na edição de terça-feira um caderno especial sob o título Reinventando o Brasil, com 11 reportagens.
O texto diz que "O Brasil parece estar se movendo de novo". A publicação enfatiza que a recessão parece chegar ao fim, o governo vem cortando gastos e as reformas estão avançando, apesar dos protestos da população e da baixa popularidade do presidente Michel Temer. Menciona ainda que a inflação está em queda e os juros vêm caindo de forma agressiva.
A partir desse novo cenário que se descortina com as graves denúncias contra o presidente Michel Temer, resta saber para onde o Brasil se moverá, enquanto a população assiste anestesiada e perplexa aos escândalos de corrupção.
Caixa-Forte
Novo capítulo na crise brasileira
Denúncias contra o presidente Michel Temer intensificam instabilidade e tiram confiança nos rumos da economia do país
Silvana Toazza
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project