Depois de amargar uma queda de 65% na última safra de uva, os viticultores da Serra brindam o frio inclemente dos últimos dias e a paisagem rural coberta de geada. Para os parreirais, o clima não poderia ser mais propício, por possibilitar a dormência dos vinhedos e a eliminação de fungos e insetos.Com esse outono gelado, os agricultores têm a garantia de que os parreirais serão submetidos a, no mínimo, 400 horas de frio abaixo de 7ºC no ano, ideal para que a planta ganhe vitalidade.
Apesar do clima gelado ser considerado uma bênção, outros fatores impactarão na safra de uva em desenvolvimento.O primeiro: como os parreirais ficaram muito debilitados na última colheita, em função da conjunção brotação antecipada pelo calor, geada fora de época e granizo, dificilmente se alcançará uma safra cheia e vistosa, como a de 2012, com cerca de 700 milhões de quilos de frutas colhidas no Estado.
– A parreira sofreu bastante, gastando o dobro de energia para duas brotações, e o galho ficou fraco – explica Olir Schiavenin, vice-coordenador da Comissão Interestadual da Uva e presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua.
O segundo motivo que vai interferir na quantidade e qualidade da uva será o comportamento do clima nas próximas fases, durante brotação e formação das gemas.De qualquer forma, a safra de uva 2016/2017 não deve atingir as perdas históricas da última, quando o Estado colheu menos de 350 milhões de quilos da fruta. Na época, o calor no inverno antecipou a brotação, seguido por geada em setembro, granizo e excesso de chuva.Pelo menos, por enquanto, o clima está agradando e muito a Baco.
Na foto clicada pelo fotógrafo Roni Rigon, na manhã desta segunda-feira, aparecem os vinhedos cobertos de gelo em São Giácomo, interior de Caxias do Sul.
Baco agradece
Caixa-Forte: Geada é uma bênção aos parreirais da Serra
Depois das perdas da última safra, produtores estão animados com o frio intenso que permite a dormência dos vinhedos
Silvana Toazza
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project