A eleição mais disputada dos últimos tempos na Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Caxias do Sul terminou com a vitória de Mauricio Grazziotin, candidato da Chapa 11. O pleito foi realizado nesta sexta-feira (22), e a contagem dos votos foi concluída no mesmo dia.
O vencedor fez 1.470 votos, totalizando 55,51% dos votos válidos. Em segundo lugar ficou a Chapa 12, liderada por Rudimar Brogliato, com 689 votos (26,02%), e em terceiro chegou a atual presidente, Ana Carla Hendler Gava Furlan, da Chapa 10, com 489 votos (18,47%). O novo presidente comandará a entidade no triênio 2025-27.
Apesar de ser vice na atual gestão, Grazziotin se apresentou como candidato de oposição. O rompimento com a presidente se consolidou na metade deste ano, e teria tido como motivo a intenção dela se colocar como candidata à reeleição, o que realmente acabou acontecendo. Tanto que um dos principais motes da campanha do eleito foi reforçar o compromisso de não concorrer a um novo mandato.
Mauricio Grazziotin tem 60 anos de idade, é advogado desde 1990 e milita na OAB há 23 anos. Após a vitória, ele agradeceu aos mais de 1,4 mil votantes que confiaram na proposta da chapa, mas ressaltou que a gestão levará em conta os interesses de todos os advogados:
– Esse resultado demonstra que os advogados não querem voltar no tempo e nem ficar estagnados, e querem uma evolução. A advocacia sai fortalecida, e queremos todos os advogados de Caxias do Sul, Flores da Cunha, Antônio Prado e São Marcos junto conosco, pois esta diretoria representará todos os advogados desta subseção.
Além do presidente, a Chapa 11 é composta por Patrícia Montemezzo (vice-presidente), Volmir Paza (secretário-geral), Vivian Vecini (secretária-adjunta), Giovani Tomasi (Tesoureiro) e Guilherme Junker (Delegado na Caixa de Assistência dos Advogados). A posse oficial da nova diretoria ocorre em 1º de janeiro de 2025.