Os 20 novos parquímetros da área azul de estacionamento de Passo Fundo começaram a funcionar nesta segunda-feira (10). A diferença desses para os outros equipamentos é o fato de que os dispositivos aceitam pagamento via cartão e Pix — até então, só era possível pagar com moedas ou por aplicativo.
Com a inclusão dos novos, Passo Fundo agora tem 70 parquímetros distribuídos nas vias mais movimentadas do centro da cidade. Ao todo, são 2.200 vagas de estacionamento na área azul.
Além da possibilidade de usar cartão e Pix, outra diferença é o fato de que os novos equipamentos acompanham uma estrutura extra para captar energia solar, a fim de dar mais durabilidade à bateria e melhor captação. Nos parquímetros antigos, as placas eram instaladas no próprio aparelho.
A expectativa é que os novos equipamentos otimizem o processo de estacionamento, uma vez que não será necessário que o motorista volte até o carro para deixar o comprovante impresso, como acontece hoje. Em vez disso, os novos parquímetros solicitarão a placa do veículo e, após o pagamento, o sistema atualizará o tempo de estacionamento automaticamente.
O processo é semelhante a o que já acontece no aplicativo Vago, uma das formas de utilizar as vagas rotativas no município. Nessa modalidade, os usuários já podem pagar por Pix e o app identifica onde o veículo está estacionado, além de informar a placa do automóvel.