O caminhão que tombou na RS-324, em Pontão, começou a ser removido por volta das 11h30min desta sexta-feira (5). O veículo, que tem placas do Paraguai, tombou depois de passar por uma curva acentuada, no km 151, na quinta. Com a queda, parte da carga de óleo vegetal vazou e atingiu a vegetação nativa que fica às margens da rodovia.
Conforme o Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM), equipes fazem o controle do trânsito para o transbordo da carga e um caminhão guincho está no local para retirar o veículo que ficou fora da pista. Por isso, o trânsito na RS-324 deve ser interrompido nos dois sentidos para a remoção.
A previsão é que a via seja interrompida durante a tarda desta sexta-feira, com possibilidade de voltar a ser trancada também no sábado (6). O tempo estimado para a conclusão do serviço não foi informado.
Nesta manhã, a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) confirmou que o óleo vegetal transportado pelo caminhão não atingiu o Arroio São Cristóvão, que fica próximo do local do acidente. Segundo o órgão, o produto não é classificado como perigoso e, por isso, o transporte da carga não demanda o licenciamento da Fepam.
A Fepam deve realizar uma nova inspeção nesta sexta-feira a fim de precisar os danos e mitigar possíveis impactos ambientais por causa do acidente.