Com uma frota de 20 mil veículos, o trânsito das principais vias de Lagoa Vermelha, no norte do RS, deve ser personalizado até o fim de abril. Três semáforos do município de 27,6 mil habitantes contarão com uma tecnologia que ajusta o tempo de abertura conforme o fluxo de veículos.
A novidade está em fase de implementação desde dezembro e contará com algoritmos para melhorar a trafegabilidade nos três cruzamentos de maior fluxo da cidade, entre as avenidas Presidente Vargas, Circular e Afonso Pena, e as ruas Jorge Moogen e Protásio Alves.
A Avenida Presidente Vargas, em especial, possui um fluxo de 5 mil veículos diários e liga o centro às áreas industriais. Em horários de pico, por volta do meio-dia e 18h, o trânsito dificulta o acesso às ruas próximas, fazendo com que o novo conjunto de semáforos seja a saída para resolver o problema.
— Os semáforos inteligentes estão equipados com algoritmos adaptativos capazes de ajustar o tempo de sinalização conforme a demanda de tráfego, contando os veículos e liberando a passagem de forma mais eficiente. Assim, os veículos não precisarão mais esperar ociosamente em cruzamentos onde não há tráfego — explica o coordenador do Departamento Municipal de Trânsito, Gesiel Toledo.
Como vai funcionar
Através de câmeras inteligentes e um algoritmo próprio que se comunica com uma central de rede, o semáforo ajusta o tempo de abertura, com intenção de liberar o mais rápido possível os veículos que estão esperando.
— O fluxo de veículos será detectado entre 100 a 200 metros antes do semáforo. Quando o veículo passar pelos sensor, o dado será enviado à central, que monitora os intervalos entre semáforos para melhor circulação, organizando o trânsito em tempo real — comenta Toledo.
Quando o trânsito não for intenso, o sistema manterá um intervalo comum entre o tempo de abertura e fechamento. O sistema será integrado entre as centrais de monitoramento urbano nos órgãos públicos de segurança, o Departamento Municipal de Trânsito e empresa que prestará a locação do sistema e o suporte técnico.
Ainda, haverá dispositivos de monitoramento acoplados, capazes de identificar infrações de trânsito, como o avanço de sinal e conversão proibida à esquerda. A ideia é que, após o período de adaptação, o algoritmo identifique as infrações e as insira no sistema do Detran. No entanto, ainda não há previsão para isso acontecer.
O investimento foi de R$ 135 mil para instalação, com custo de operação de R$ 24 mil mensais para os três semáforos, no formato de licitação por locação. A previsão é de que o funcionamento inicie ainda em abril.