A falta de sinalização horizontal depois da conclusão das ruas asfaltadas em Passo Fundo fez com que moradores pintassem as ruas por conta e sem autorização para alertar os motoristas e evitar acidentes. A prática é proibida pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Em ao menos dois locais, nos bairros Annes e Vergueiro, letras fora do padrão das pinturas asfálticas escrevem "cuidado" e "pare" antes de lombadas e cruzamentos. Em alguns dos pontos entregues onde a pintura oficial não foi feita, é possível identificar pedestres sem faixa para atravessar, carros que avançam sobre a preferencial e saltam sobre lombadas sem identificação.
Uma das sinalizações "alternativas" fica no cruzamento entre as ruas Capitão Eleutério e Eduardo de Brito, na Vila Vergueiro. O local era sinalizado antes da reforma do asfalto, com pinturas e tachões amarelos, demarcando a preferência para quem trafega na Eduardo de Brito. Porém, desde que passou pelas obras de asfaltamento, a rua segue sem placas ou sinais, o que fez a população intervir para evitar acidentes.
A situação se repete na Rua Fagundes dos Reis, entre o cruzamento com as ruas Carijós e Tupinambás. Neste local, o microempresário Roberto Silva Souza pintou um alerta na via sobre a presença da lombada. Morador das redondezas, ele tomou uma atitude depois de presenciar motoristas desatentos que poderiam causar um acidente na rua.
— Todos passavam raspando o carro embaixo ali, porque não dava para ver o quebra-molas. Entrei em contato duas vezes com a prefeitura para que viessem sinalizar e com o passar do tempo tomei a iniciativa para que não tivesse um acidente grave — relata.
A alta velocidade na Rua Fagundes dos Reis também preocupa o gerente administrativo Igor Pires. Segundo ele, o problema se intensifica a partir das 21h. Pires cobrou a prefeitura sobre a instalação de sinalização no local para impedir acidentes:
— A noite aqui vira uma pista de corrida. Seria interessante ter redutores de velocidade e uma nova pintura para alertar risco de atropelamentos.
O que diz a prefeitura
Questionada, a prefeitura informou que o cronograma da sinalização não está atrasado. Na Avenida Araucária, no bairro Roselândia, a pintura começou na segunda (15) e terça-feira (16), mas o trabalho precisou ser interrompido na quarta e quinta (18) por causa da chuva. Como há umidade, não é possível aplicar a pintura.
A previsão é que a sinalização nas ruas do centro da cidade seja retomada na próxima semana. Nas ruas Capitão Eleutério, Teixeira Soares, Moacir da Motta Fortes, Gelson Ribeiro e Avenida Rio Grande, a conclusão da pintura deve ocorrer até o fim de fevereiro.
O Código de Trânsito Brasileiro proíbe a sinalização "independente" e orienta que a população solicite aos órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito para fazer pinturas e instalar placas nas vias.