As obras de recuperação asfáltica em diversos pontos de Passo Fundo alteraram a rotina dos motoristas que passaram pelo centro e bairros da cidade na última semana. Pelo menos 33 quilômetros receberam intervenções, segundo a Secretaria Municipal de Obras.
Uma das vias que recebe melhorias é a Rua Uruguai, uma das principais de Passo Fundo. Nesta sexta-feira (4), as obras chegaram ao trecho que encontra a Rua Coronel Chicuta e Avenida Sete de Setembro, um dos cruzamentos com mais intensa circulação de veículos da cidade.
O bloqueio da via causou alguns transtornos na região, principalmente no início da manhã para quem se deslocava em direção à Rua Morom e ao bairro Boqueirão. A Guarda de Trânsito estabeleceu uma rota alternativa, mantendo a Sete de Setembro em meia pista.
Conforme a Secretaria de Segurança Pública, a opção para quem transita pela Rua Uruguai é usar virar à direita na Coronel Chicuta, pegar a Nascimento Vargas e acessar a Sete de Setembro em direção à Morom.
Outra opção é acessar a Nascimento Vargas fazendo o contorno do antigo quartel pela Sete de Setembro e, em seguida, virar na Capitão Araújo, a fim de evitar a área com tráfego intenso. Apesar dos transtornos, os motoristas se mostram otimistas com o avanço das obras.
— Para ter progresso é necessário um pouco de sacrifício. A gente sofre um pouco, mas é por uma boa causa. Os demais pontos da rua que já foram concluídos, ficaram bem bons, aqui vai ficar bem bacana também — comentou o aposentado Romário de Oliveira, de 74 anos.
Para a professora Carla Corrales, os transtornos são pontuais e valem a pena.
— Não tem muito mistério, basta seguir a rota alternativa que o trânsito flui e a gente chega no destino. Claro que as mudanças acarretam intensificam os congestionamentos, mas é algo natural. Além do mais, é por um curto espaço de tempo — disse.
Ainda na região central há obras na Rua Lava Pés, onde equipes trabalham na recomposição do asfalto, no trecho entre a Jacinto Vila Nova e a António Araújo. A rota alternativa para os motoristas é a Nascimento Vargas.
A previsão, conforme a secretaria de obras, é que o trecho da Rua Uruguai seja liberado a partir das 14h30, ainda nesta sexta-feira. No fim de semana, os trabalhos devem avançar para o trecho entre as ruas Quinze de Novembro e Teixeira Soares.
Mais obras em andamento
Conforme a Secretaria de Obras, ainda há intervenções nas avenidas Araucária, Scarpelini Ghezzi, Rio Grande, onde o trânsito flui em meia pista. Nesses locais, são feitas obras de iluminação, drenagem, instalação de canteiros centrais e obras de contenção
A secretaria detalha que, do total de quilômetros com intervenções, 18 km equivalem a serviços de pavimentação, drenagem e sinalização, enquanto 15 km são de recuperação completa e revitalização.
Esses últimos casos compreendem uma nova pavimentação, na qual serão removidas as estruturas antigas e haverá instalação de ciclovia, canteiro central e caminhódromo, além de drenagem, sinalização e iluminação.