Os motoristas que passam pela BR-285, principalmente entre Passo Fundo e Ciríaco, no norte do RS, encontram diversos problemas pelo caminho. O trecho de aproximadamente 70 quilômetros é cheio de buracos e irregularidades.
O empresário Leomar Macthe teve transtorno ao rodar menos de 20 quilômetros pela estrada. Um dos pneus do veículo que ele usa para trabalhar furou.
— A estrada está muito complicada, com muito buracos. Esses remendos que são feitos não funcionam, porque dá uma chuva e os buracos abrem novamente — fala o empresário que passa com freqüência pelo trecho.
Os condutores relatam que em alguns pontos é difícil desviar dos buracos que estão nas duas pistas e até mesmo no acostamento. Uma situação que coloca em risco a segurança de quem passa pelo local. Jean Santos dos Passos é caminhoneiro e passa pelo trecho pelo menos uma vez por semana. Ele diz que a situação piora a cada dia.
— Tem deixando bastante a desejar. Precisava de um reparo meio urgente porque na situação que tá, cada vez vai ficar pior né. É uma questão de tempo pra começar a aumentar os buracos e começar a estourar pneu e dar manutenção no veículo — diz.
Em alguns locais, é possível ver que foram feitos reparos, mas, segundo os motoristas, eles não são suficientes para resolver os problemas, já que duram pouco tempo.
— A situação aqui é muito precária e agora vem período de chuvas então a situação complica ainda mais. Eles até fizeram recapeamento, mas é uma camada muito fina, tinha que se mais elevada pra durar mais — explica o caminhoneiro José de Souza.
Para quem for pegar a estrada a orientação da Polícia Rodoviária Federal é aumentar a atenção, principalmente em dias de chuva. O agente Lúcio Finkler explica que é preciso adequar a velocidade às condições da pista:
— Como nós teremos nos próximos dias previsão de tempo chuvoso, então é preciso redobrar a atenção porque em dias de chuva é mais difícil visualizar os buracos. Nos próximos dias, assim que o tempo firmar, deve ser feita uma manutenção de tapa buracos, onde a pista está em piores condições, mas enquanto isso não ocorre o condutor tem que ter atenção redobrada — alerta Lúcio.
O que diz o Dnit
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) informou nesta terça-feira (20) que já tem equipes de trabalho no trecho fazendo operação tapa buracos para amenizar os problemas na rodovia.
GZH Passo Fundo
Entre em contato conosco: