O avanço de sinal vermelho no semáforo da Avenida Brasil , no cruzamento com a Avenida Sete de Setembro, no Centro de Passo Fundo, foi o que motivou o acidente entre dois ônibus do transporte coletivo na tarde de terça-feira (21), de acordo com a Polícia Civil.
Nesta colisão, foram 17 passageiros feridos — que já receberam alta dos hospitais — em razão da imprudência de trânsito. Em Passo Fundo, a média de multas por avanço do sinal vermelho foi de 1,1 mil multas por mês em 2022, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública.
No ano passado, o município registrou 69,4 mil infrações no perímetro urbano, ou seja, uma média de 5,7 mil infrações por mês. No total, foram arrecadados mais de R$ 12,2 milhões oriundos das infrações, segundo dados disponíveis no Portal da Transparência da Prefeitura de Passo Fundo.
Do montante de multas no ano passado, cerca de 13 mil foram apenas por avançar o semáforo em luz vermelha.
— Avançar o sinal vermelho significa imprudência ou falta de atenção tanto do pedestre quanto do condutor. Ou seja, também falta de direção de andar na via defensivamente — afirma o secretário adjunto de Segurança Pública, Ruberson Stieven.
Acidentes em cruzamentos semaforizados
Embora o número de infrações por avanço de sinal vermelho seja considerado alto, o volume de acidentes registrados por esse motivo não chega a 2% da totalidade, segundo o secretário adjunto. No entanto, quando acontecem, são de maior impacto e deixam vítimas.
— A grande maioria dos acidentes não acontece em cruzamento semaforizado. São poucos acidentes assim, como aconteceu nesta semana com o ônibus e no fim do ano passado, que tivemos duas mortes. Em local semaforizado não é tão frequente, mas claro que, quando acontecem, são acidentes fortes — pontua Stieven.
O secretário se refere ao acidente registrado em dezembro de 2022, no cruzamento da Avenida Brasil com a Rua Almirante Barroso, no bairro Petrópolis, em que o avô e um neto morreram após passarem o sinal vermelho e colidirem com dois veículos que trafegavam pela Avenida Brasil.
Em 2022, foram mais de dois mil acidentes registrados no perímetro urbano de Passo Fundo, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública.
Cruzamentos com mais infrações
Os cruzamentos que mais registram infrações por avanço do sinal vermelho em Passo Fundo são todos que envolvem a Avenida Brasil.
- Avenida Brasil x Rua Olavo Bilac (bairro Petrópolis);
- Avenida Brasil x Rua Ângelo Preto (próximo da Estação Rodoviária de Passo Fundo);
- Avenida Brasil x Avenida Sete de Setembro (Centro).
Educação para o trânsito
De acordo com o secretário adjunto de Segurança Pública, os valores arrecadados com as infrações são destinados exclusivamente para obras e sinalização de trânsito, além de programas de educação para o trânsito e estudos técnicos voltados à mobilidade urbana.
Um exemplo é o Núcleo de Educação para o Trânsito, da Prefeitura de Passo Fundo, que atua com público de diferentes faixa-etárias e realiza ações e abordagens de assuntos de relevância da segurança no trânsito, com o tema "No trânsito, escolha a vida".
Alguns pontos abordados são os cuidados ao atravessar a faixa de pedestre com segurança, o uso de cinto de segurança, cuidado com uso do celular que pode provocar distrações para pedestres e condutores, além de perigos no trânsito aos condutores e passageiros.
— Sempre enfatizamos que a vida é o nosso bem mais precioso, e não queremos que um sinistro de trânsito interrompa ela. Por isso, temos que nos cuidar e cuidar dos demais usuários no trânsito —declara o chefe do Núcleo de Educação para o Trânsito, Emerson Drebes.
GZH Passo Fundo
A Redação Integrada pode ser contatada pelo WhatsApp.