Uma nova etapa do projeto CAO na Estrada, do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) e Centro de Apoio Operacional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher (CAO), acontece em Passo Fundo nesta quarta-feira (21).
As atividades começaram às 9h e seguem até as 16h30min no Auditório da Promotoria de Justiça. Realizado desde 2023, a iniciativa busca capacitar a rede de proteção à mulher em todo o Estado.
Dentre os participantes do evento está a promotora de Justiça Ivana Battaglin, que aborda a atuação para a proteção dos direitos das mulheres.
— O enfrentamento à violência contra a mulher necessita ser feito em rede. Então um encontro desses consegue trazer toda a rede para o âmbito do Ministério Público para uma conversa aberta, em que todos podemos trocar ideias e fortalecer essa rede de enfrentamento — pontua.
Na parte da tarde, o evento terá foco nas questões LGBT+, trazendo o tema da dissidência de gênero, discurso de ódio e implicações jurídicas. A palestra será do coordenador do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos e da Proteção aos Vulneráveis (CaoDH), Leonardo Menin.
— Entender a perspectiva de gênero é essencial para sabermos como garantir os direitos da população LGBT e como a discriminação e preconceito oneram essa comunidade. Enquanto defensores dos direitos humanos, o MP precisa tratar do tema — reitera.
Eventos na região
Na terça-feira (20), o projeto esteve em Sarandi, com evento no Auditório do Sicredi, no turno da tarde. A capacitação teve a presença da promotora de Justiça Ana Flávia Amaral Rezende e participação de profissionais das redes de Sarandi, Barra Funda e Nova Boa Vista.
Nesta quinta-feira (22), Soledade vai receber a iniciativa no Auditório do Centro Cultural, das 9h às 16h30min.
O evento terá a presença da promotora de Justiça Melissa Stein Scharnberg e profissionais que atuam junto às redes de Soledade, Barros Cassal, Fontoura Xavier, Ibirapuitã, Mormaço e São José do Herval.