A Justiça de Erechim sentenciou dois homens à prisão pelo assassinato de um agricultor em Campinas do Sul, no norte do RS. O caso que aconteceu em outubro de 2022 teve o julgamento realizado no último dia 18 de julho. Ambos foram condenados por homicídio qualificado e também pela tentativa de assassinato da filha da vítima.
De acordo com o Ministério Público, os dois homens, de 27 e 34 anos invadiram a propriedade de Gilberto Manica em Campinas do sul, no dia 15 de outubro de 2022. Inicialmente eles pediram para comprar produtos que não eram comercializados no local. A vítima pediu para que a dupla se retirasse da propriedade, mas não foi atendida.
Diante da reação negativa, Manica teria pedido à esposa que lhe desse uma espingarda que possuía. Nesse momento os réus atiraram tanto em Gilberto quanto na filha dele e fugiram. O agricultor acabou morrendo.
Na condenação pelo homicídio, a Justiça considerou como qualificadora o uso de recurso que dificultou a defesa da vítima. A dupla também foi condenada pela tentativa de homicídio da filha de Manica. Desta forma, o homem de 27 anos foi sentenciado a 15 anos e seis meses, enquanto o de 34 recebeu como pena detenção por 21 anos e seis meses.