Uma imagem de Nossa Senhora Aparecida foi furtada do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Felipe Portinho de Marau, no norte do Estado. A santa foi alvo de vandalismo após ser retirada da capela, que fica no pátio da entidade, e encontrada quebrada em um terreno próximo. O caso foi percebido na tarde de terça-feira (2).
Conforme o vice-patrão do CTG, Jovino Segala, as funcionárias da limpeza do local notaram a ausência da santa ao buscarem o local para uma oração antes de começar as atividades. Ao chegar, encontraram a capela vazia e o vidro que protegia a santa quebrado.
A Brigada Militar foi acionada e, horas depois, um morador encontrou a santa quebrada e sem a cabeça no Parque de Eventos Lauro Ricieri Bortolon, a cerca de 350 metros do CTG. A imagem em gesso da santa foi partida em três partes, entre pedestal, corpo e cabeça.
— A gente não sabe o que aconteceu, mas acreditamos que quem fez isso achou a coroa tinha algum valor comercial. Com certeza a pessoa que fez isso é alguém que não tem sentimento nenhum, não tem fé — desabafa Segala.
A pequena gruta é uma tradição antiga do CTG, construída com ajuda de sócios da entidade. A comunidade frequenta o local diariamente e celebra o dia da Nossa Senhora Aparecida a cada dia 12 de todo mês.
O caso foi registrado na Polícia Civil da cidade, que investiga a motivação do caso.