Cerca de sete toneladas de tabaco de origem argentina foram apreendidas em Tiradentes do Sul, no noroeste do Estado, no fim da última segunda-feira (22). Além do fumo, também foram confiscados um trator com guincho frontal, um rádio amador, um caminhão e um reboque agrícola.
A ação foi mais uma etapa da Operação Protetor de Divisas e Fronteiras, realizada em conjunto pela Brigada Militar e Polícia Civil. O flagrante foi feito após as equipes receberem informações de que um caminhão carregado com produtos ilícitos vindos da Argentina estaria no interior de Tiradentes do Sul.
Ao realizar o patrulhamento, os policiais encontraram o caminhão e o reboque carregados com os fardos de tabaco ilegal, totalizando cerca de sete mil quilos. Com a aproximação da equipe, os suspeitos de fazer o transporte da carga fugiram em direção a um matagal nas proximidades e não foram mais localizados.
Todo material apreendido foi encaminhado à Receita Federal. Neste caso, o crime é classificado como contrabando porque há risco fitossanitário (de doenças na produção agrícola), uma vez que os organismos causadores de doenças podem ingressar no Brasil dessa forma.
Cidade gaúcha com mais ocorrências por contrabando
Esta não é a primeira vez que os portos clandestinos de Tiradentes do Sul são utilizados para o contrabando entre Brasil e Argentina por meio do Rio Uruguai.
Em setembro de 2023, o Grupo de Investigação da RBS (GDI) mostrou como os contrabandistas agem para trazer soja argentina ao RS pelo município e através de outros portos na Região Noroeste.
Já neste mês, outra ocorrência chamou a atenção na cidade: a recuperação de uma retroescavadeira roubada há mais de 560 quilômetros de distância, em Piratini, e que estava sendo levada para a fronteira. A suspeita é de que o maquinário fosse levado ilegalmente para a Argentina.