Câmeras de segurança flagraram o momento em que um homem agrediu um cachorro na comunidade de Campo do Meio, interior de Gentil, no norte do Estado. As imagens foram gravadas pelo equipamento de uma propriedade vizinha e encaminhadas à Polícia Civil por um morador.
O flagrante da agressão foi no domingo (27). Na manhã desta terça-feira (29), o 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar esteve no local. Além do cão, foram inspecionados demais animais da propriedade. O responsável pelas agressões foi identificado e responderá pelo crime de maus-tratos contra animal doméstico.
O denunciante, que preferiu não se identificar, afirmou à reportagem que as agressões são recorrentes e, por isso, decidiu fazer a denúncia.
— Se é para ter o animal amarrado em uma corrente curta e não cuidar, não tenha. Dá para ver que ele faz aquilo por maldade e muitas vezes deixa o cachorro sem comida — disse.
Conforme relato da Brigada Militar, o cão foi encontrado amarrado, mas identificou que havia água e alimento disponíveis. O tutor do animal, que não era o agressor, foi orientado a substituir a corrente improvisada por uma de couro.
O crime de maus-tratos a cães e gatos prevê pena de dois a cincos anos de prisão, multa e proibição de guarda, conforme estabelecido na Lei Sansão, de 2020.