A Polícia Civil desencadeou a Operação Checkout em 10 municípios do norte do RS na manhã desta quarta-feira (30). Foram cumpridas 27 ordens judiciais que resultaram na prisão de três pessoas ligadas a crimes cometidos em Seberi e Condor.
De acordo com a delegada regional Aline Dequi Palma, os crimes cometidos pelos três presos não têm ligação entre si. Uma pessoa foi presa em Frederico Westphalen por crime sexual ocorrido em Seberi, enquanto outros dois suspeitos foram detidos em Palmeira das Missões por assalto a joalheria de Condor.
Armas, munições, roupas, joias e telefones celulares foram apreendidos ao longo da manhã. Ao todo, 60 agentes estiveram envolvidos no cumprimento de 24 mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão preventiva. Algumas ordens judiciais ainda estão sendo cumpridas nos municípios do norte gaúcho.
Quais foram as prisões
O assalto a joalheria em Condor ocorreu em 14 de junho, quando dois homens de 26 e 36 anos roubaram joias, relógios e telefones do estabelecimento. A investigação identificou os dois suspeitos, que foram presos na manhã desta quarta-feira.
Já o detido de Seberi é suspeito de praticar o crime de importunação sexual contra, pelo menos, duas mulheres. Segundo o delegado Eduardo Nardi, a investigação aponta que ele teria se aproximado das vítimas quando elas caminhavam por uma rua do município.
O homem teria exposto seu órgão genital às mulheres e também tocado as próprias partes íntimas. Ele foi preso preventivamente em Frederico Westphalen.