O Dia D de conscientização ao HIV/aids acontece nesta sexta-feira (29) em Passo Fundo. A ação conta com diversas atividades de prevenção e orientação, envolvendo todas as unidades de saúde do município e um ponto central na Praça Tochetto.
Na praça, a atividade vai até as 15h e a expectativa é que pelo menos 200 pessoas sejam testadas. São oferecidos testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C, além da distribuição de preservativos e informações sobre prevenção à doença.
Além disso, há o acesso facilitado a autotestes gratuitos, os quais o paciente pode retirar para fazer em casa.
— Nós indicamos que as pessoas façam a testagem rápida pelo menos uma vez ao ano. Mas no caso dos grupos de maior risco, a indicação é de seis em seis meses. A testagem é a melhor forma de detectar o HIV e outras doenças e já começar o tratamento — alerta Seila de Abreu, coordenadora do Serviço de Atendimento Especializado (SAE) do município.
Além dos preservativos, a ação também apresenta à população outras estratégias de prevenção disponíveis, como a PeP (Profilaxia Pós-Exposição) e a PrEP (Profilaxia Pré-Exposição). Os tratamentos consistem no uso de medicamentos para prevenção ao vírus antes ou depois de situações de risco, que podem resultar na contaminação.
Combate à dengue
A ação também é de conscientização do combate à dengue, principalmente com a chegada do verão. A coordenadora de Vigilância em Saúde, Marisa Zanatta, lembra que o mosquito Aedes aegypti encontra no calor e na água parada condições ideais para se reproduzir.
— A dengue pode evoluir para quadros graves e levar à morte. Por isso, é fundamental que todos façam sua parte, eliminando possíveis criadouros, como água acumulada em vasos, pneus, garrafas e recipientes pequenos — reitera.
O Dia D será uma oportunidade de reforçar a importância da prevenção tanto para as ISTs quanto para a dengue, mobilizando a população e promovendo ações que impactam diretamente na saúde coletiva.