Após dois mandatos como vice-prefeito de Passo Fundo, João Pedro Souza Nunes (MDB) retornará à Câmara de Vereadores em 2025. Eleito com 1.724 votos, Nunes assume a cadeira pela quarta vez, após mandatos em 2000, 2008 e 2012.
Aos 58 anos, Nunes é formado em Gestão Pública e tem passagens na prefeitura como secretário das pastas da Criança, Ação Social e Saúde. Sobre a votação de 2024, atribui os votos ao trabalho realizado ao longo dos 24 anos de carreira política:
— Como agente público há um bom tempo eu só tenho a agradecer. Acredito que muito se dá à comunidade do meu bairro, a Vila Luiza, onde nasci e vi se desenvolver muito pela representatividade que teve na Câmara. E isso é a política boa, a que serve para transformar as comunidades e o coletivo para melhor.
Defesa da educação, das crianças e dos idosos
Entre as bandeiras, João Pedro se posiciona como defensor da educação, das crianças e dos idosos. Para a terceira idade, destaca a importância da criação dos grupos de convivência e reitera que deve continuar pensando políticas públicas para este grupo:
— Temos uma população de mais de 35 mil idosos. São pessoas que construíram a história da nossa cidade e continuam construindo para a nova geração, através de conselhos. Precisamos garantir a qualidade de vida dessas pessoas e continuarei com esse trabalho muito forte.
Já na área da educação e das crianças, Nunes pretende reforçar o ensino integral junto ao Executivo, focado tanto para os anos iniciais quanto para o ensino fundamental.
Retorno à Câmara
Após oito anos afastado do Legislativo, João Pedro analisa que o retorno será marcado pelo “amadurecimento e aprendizado”, e que deve ouvir a comunidade ao propor suas ideias e novos projetos.
— Acredito que cargos públicos servem para a comunidade, e não a nós mesmos. A prefeitura foi uma oportunidade de ver a cidade como um todo e, voltando, posso contribuir mais. Pretendo ouvir os pares, construir propostas no coletivo para podermos andar rápido nas proposições — finaliza.