Reeleito com 2.291 votos, Evandro Meireles (PSDB) seguirá para seu terceiro mandato consecutivo como vereador em Passo Fundo, no norte do Estado. Em 2024 fez sua votação mais expressiva, com aumento de 42% em relação a 2020.
Entre os feitos que podem ter colaborado para a escolha nas urnas, Meireles destaca a atenção dada à iluminação pública, canalização, pavimentação asfáltica, atividades tradicionalistas e o Parque de Rodeios da Roselândia:
— Nosso gabinete faz um trabalho de ouvir, orientar e ajudar as pessoas. Temos quase 2 mil demandas cadastradas e 70% já foi resolvido ou dado retorno, a votação também tem a ver com essas entregas.
Amor pelo tradicionalismo
Figura conhecida pelo envolvimento com a cultura gaúcha, Meireles disse que não deixará de defender a bandeira na Câmara. Para ele, o hábito ainda envolve questões sociais e econômicas:
— Além de tudo o tradicionalismo é um ambiente agradável para nossas crianças e também cria uma cadeia econômica. Hoje temos famílias que sobrevivem de atividades ligadas a rodeios, como hospedaria de cavalos, ferradores, médicos veterinários, agropecuárias e várias outras.
Saúde, mobilidade urbana e distrito industrial
Vereador da base do governo, Meireles planeja estruturar resoluções para as pautas da saúde, da mobilidade urbana e do distrito industrial. Por isso, estuda criar uma comissão da Frente Parlamentar Mista da Saúde, para articular as demandas dos moradores junto à prefeitura e secretarias municipal e estadual.
— Precisamos entender onde está o problema na demora dos atendimentos e resolver. Seja com contratação de profissionais, seja com a gestão plena da saúde. Por isso essas conversas para discussões e achar a solução. Somos uma cidade polo em saúde, e essa situação não pode acontecer.
O mesmo deve ser feito com a questão de mobilidade urbana. O vereador pretende realizar estudos para apontar soluções para o trânsito, especificamente na área urbana de Passo Fundo. Já na economia, o foco será em pensar um distrito industrial:
— Passada a tragédia climática do Estado, temos empreendedores querendo investir em Passo Fundo. Temos que dar estrutura para que as empresas possam vir se instalar na nossa cidade, gerando assim emprego, renda e arrecadação de impostos.
Quem é Evandro Meireles
Aos 44 anos, Evandro Meireles é formado em Direito e já trabalhou como cabeleireiro, radialista e narrador de rodeios.
Nasceu no bairro Zachia, onde permaneceu até os 19 anos, quando se mudou para o bairro São Luiz Gonzaga.
Desde que assumiu um lugar na Câmara pela primeira vez, em 1º de janeiro de 2017, até a última quinta-feira (24), o parlamentar ingressou com 19 projetos de lei, três projetos de resolução, 307 indicações e 546 pedidos de providências.