Além dos 21 vereadores eleitos, outros 172 candidatos escolhidos pelos eleitores são suplentes na Câmara de Vereadores de Passo Fundo. Destes, 67 tiveram menos de 100 votos. Os substitutos podem tomar posse nas seguintes situações: quando o vereador titular sair de licença, renunciar ao mandato ou morrer.
Conforme as regras eleitorais, a substituição é feita seguindo a ordem dos suplentes mais votados para os menos votados. Entre os suplentes em primeira, segunda e terceira colocação, com maior chance de assumir a cadeira no legislativo, quase todos são homens (confira a lista abaixo).
Neste ano, o sistema de federação estreou nas eleições. Conforme o juiz da 128ª Zona Eleitoral, Luís Clóvis Machado da Rocha Jr., as federações funcionam como um partido. Assim, os suplentes também seguem a ordem do mais votado.
— As federações funcionam como um único partido. Então, todos os votos da federação vão dar um número de vagas para aquela união de partidos. E dentro da federação, quem tiver mais votos, entra. A lógica é a mesma para os vereadores e suplentes — diz.
Definição do número de vagas
Quanto aos candidatos que tiveram poucos votos, mas ainda figuram como suplentes, o magistrado explica que a situação acontece por causa do quociente eleitoral. O cálculo determina o número de vagas por partido no parlamento.
— É importante destacar que só tem suplente os partidos ou federações que obtiveram alguma cadeira na Câmara. Então um candidato, mesmo com muitos votos, pode não ter ficado suplente, isso porque o partido dele não conquistou nenhuma vaga. Ou o inverso, um candidato com poucos votos fica suplente porque o partido alcançou um maior número de cadeiras — acrescenta.
Por essa razão, em Passo Fundo, seis candidatos aparecem como suplentes mesmo tendo contabilizado menos de 20 votos. Já outro candidato, com mais de 1,6 mil eleitores, não figura como eventual substituto.
Primeiros, segundos e terceiros suplentes por partido ou federação:
Federação PSDB Cidadania
- Pedro Daneli (Cidadania)
- João dos Santos (PSDB)
- Eduardo Peliciolli (PSDB)
Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV)
- Mateus Del Ré (PCdoB)
- Isamar Oliveira (PT)
- Claudio Tarzan (PV)
PSB
- Michel Oliveira
- Emerson Drebes
- Rudi da Vila Isabel
Pode
- João Campos
- Pastor Adriano
- Professora Rose
União
- Lu Borowsky
- Luiz Miguel
- Cristiano Mello
MDB
- Dr. Alberi Grando
- Paulo Neckle
- Pastor Iberê
PDT
- Damin
- Maicon Miranda
- Professor Gringo
PL
- Gleison Palhaço Uhu
- Liéverton Kaiser
- Ressoli de Melo
PSD
- Giba Bellaver
- Prof Pereto
- Sargento Trindade
PP
- Índio
- Fernando Rigon
- Betinho do Papelão