Política

Distribuição da bancada
Notícia

PSD é o partido com maior representação na Câmara de Vereadores de Passo Fundo

Dos 21 eleitos neste domingo (6), oito são novos nomes no Legislativo. Já o número de partidos caiu de 15 para 10, em comparação com a eleição de 2020

Eduarda Costa

Repórter

Enviar emailVer perfil

Rebecca Mistura

Enviar emailVer perfil

Está definida a nova composição da Câmara de Vereadores de Passo Fundo, no norte do Estado. Os 21 vereadores eleitos neste domingo (6) passam a representar 10 partidos, uma diminuição de cinco em relação a distribuição eleita em 2020.

Gio Krug (PSD) foi o vereador mais votado, com 3.261 votos. Ele foi seguido por Marina Bernardes (PT), com 3.062 votos e por Ada Munaretto (PL), com 3.028.

Como era e como ficou

Dos 21 vereadores eleitos em 2020, 19 concorreram novamente ao cargo nestas eleições. Os que não buscaram um novo mandato foram Saul Spinelli, eleito pelo PSB, e Ernesto dos Santos, ex-vereador pelo PDT. Da antiga composição, 10 foram escolhidos novamente pelos eleitores para seguir na Câmara.

A distribuição das cadeiras também teve novidades. Na eleição de 2020, a Câmara foi composta por representantes de 15 partidos, sendo o PDT com maior número de eleitos, com quatro vereadores, seguido do Democratas, PSB e MDB com duas cadeiras cada.

Porém, o cenário teve mudanças antes da eleição: sete dos 21 vereadores mudaram de sigla, passando de 15 para 10 partidos na legislatura.

Nesta eleição, o PSD fez o maior número de cadeiras, com cinco, seguido de PSDB e PL, ambos com três vereadores eleitos. PT, PP e União Brasil elegeram dois vereadores cada. Já PDT, MDB, PSB e Podemos elegeram um representante cada partido.

Quanto ao perfil, a representação feminina seguiu a mesma, com quatro mulheres.

Em 2020, o vereador mais votado foi Rodinei Candeia, com 2.825, seguido do sargento Tadeu Moraes Trindade, 2.109. Ambos não se reelegeram.

GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO

Gaúcha Hoje

05:00 - 08:00