Está definida a nova composição da Câmara de Vereadores de Passo Fundo, no norte do Estado. Os 21 vereadores eleitos neste domingo (6) passam a representar 10 partidos, uma diminuição de cinco em relação a distribuição eleita em 2020.
Gio Krug (PSD) foi o vereador mais votado, com 3.261 votos. Ele foi seguido por Marina Bernardes (PT), com 3.062 votos e por Ada Munaretto (PL), com 3.028.
Como era e como ficou
Dos 21 vereadores eleitos em 2020, 19 concorreram novamente ao cargo nestas eleições. Os que não buscaram um novo mandato foram Saul Spinelli, eleito pelo PSB, e Ernesto dos Santos, ex-vereador pelo PDT. Da antiga composição, 10 foram escolhidos novamente pelos eleitores para seguir na Câmara.
A distribuição das cadeiras também teve novidades. Na eleição de 2020, a Câmara foi composta por representantes de 15 partidos, sendo o PDT com maior número de eleitos, com quatro vereadores, seguido do Democratas, PSB e MDB com duas cadeiras cada.
Porém, o cenário teve mudanças antes da eleição: sete dos 21 vereadores mudaram de sigla, passando de 15 para 10 partidos na legislatura.
Nesta eleição, o PSD fez o maior número de cadeiras, com cinco, seguido de PSDB e PL, ambos com três vereadores eleitos. PT, PP e União Brasil elegeram dois vereadores cada. Já PDT, MDB, PSB e Podemos elegeram um representante cada partido.
Quanto ao perfil, a representação feminina seguiu a mesma, com quatro mulheres.
Em 2020, o vereador mais votado foi Rodinei Candeia, com 2.825, seguido do sargento Tadeu Moraes Trindade, 2.109. Ambos não se reelegeram.