Candidatos que concorrem às eleições municipais em três cidades do norte gaúcho foram presos neste domingo (6).
Os motivos incluem transporte ilegal de eleitores, compra de votos e porte ilegal de arma de fogo em Capão Bonito do Sul, São João da Urtiga e Caseiros.
A prisão por transporte ilegal de eleitores foi em Capão Bonito do Sul. Um candidato a vereador foi preso pela Brigada Militar ao ser abordado transportando duas pessoas em um Fiat Uno, próximo a Capela Rincão Comprido.
Eles não souberam explicar a ligação com o candidato, apenas que eram moradores de Lagoa Vermelha e que vieram para Capão Bonito do Sul para votar. O candidato foi preso em flagrante e encaminhado à delegacia.
Em São João da Urtiga, a prisão ocorreu após flagrante de compra de votos. Um candidato foi abordado pela BM em uma rua da cidade ao entregar envelope a eleitor.
No pacote havia mais de R$ 12 mil em espécie e anotações com o nome dos eleitores ao lado de valores supostamente recebidos. O candidato e um assessor, que também estavam no local, foram presos em flagrante. Eles pagaram fiança de R$ 3 mil cada e foram liberados.
Em Caseiros, o Batalhão de Choque da Brigada Militar abordou um candidato a vereador próximo ao trevo de acesso a cidade após denúncia, por volta das 18h30min de sábado (5).
Ele portava uma pistola 38 dentro de um Porsche Cayenne. Com ele também foram apreendidos munições do mesmo calibre. Ele foi preso em flagrante.
Um candidato também foi preso por compra de votos em Sertão. Ele foi encaminhado à Polícia Federal. O município de 5,5 mil habitantes teve outras duas ocorrências de compra de votos, conforme a Secretaria Estadual de Segurança Pública do RS.