Por Guilherme Takeda, arquiteto paisagista
Para que uma cidade cresça de maneira integrada, é essencial engajar a comunidade e profissionais de diferentes áreas em torno de soluções inovadoras.
Com essa visão, trazemos para Passo Fundo a metodologia Charrette, aplicada em um projeto imobiliário inovador que transformará a paisagem urbana da cidade com novas opções de lazer, negócios, moradia e educação, sem deixar de lado as demandas locais.
Desenvolvida no século 19 por estudantes de arquitetura da Escola de Belas Artes de Paris para resolver desafios urbanísticos complexos, a Charrette evoluiu muito ao longo dos anos. Hoje, é amplamente utilizada no planejamento urbano, mas vem ganhado muito espaço também em empreendimentos imobiliários, sobretudo em projetos de larga escala.
A dinâmica envolve ciclos de trabalho curtos, mas intensos, reunindo arquitetos, engenheiros, designers e representantes da comunidade para debater e criar soluções adaptadas ao contexto local. Facilitadores garantem que todas as vozes sejam ouvidas e que as diferentes perspectivas ajudem a compor um projeto que atenda às expectativas dos participantes.
O Icon ECB, novo empreendimento do ECB Group, do empresário Erasmo Battistella, utiliza essa metodologia para lançar um novo olhar sobre o desenvolvimento imobiliário de Passo Fundo.
Concebido como um "quarteirão de infinitas possibilidades", o complexo multiuso, previsto para 2028, busca equilibrar o que a cidade deseja e o que o mercado precisa, com três torres residenciais e uma corporativa, mall, espaços de convivência e integração com Instituto Educacional (IE), além de salas de convenções e outras facilidades.
Entre as referências internacionais de sucesso que aplicaram o método charrette estão o High Line de Nova York — uma antiga linha de trem transformada em parque urbano — e a reconstrução de New Orleans após o furacão Katrina.
Desde sua concepção, o Icon tem buscado essa mesma sinergia entre quem investe e quem vive no local. E assim, já desponta como um novo modelo de integração urbanística não apenas para Passo Fundo e o Rio Grande, mas para o Brasil, unindo o interesse público e o privado com desenvolvimento urbano, econômico e social.
Guilherme Takeda é arquiteto paisagista e assina o projeto do Icon ECB, empreendimento do ECB Group, em Passo Fundo.