A Chama Crioula está em Passo Fundo. O símbolo máximo dos Festejos Farroupilhas do Estado, carregado pelo Grupo Cultural e Tradicionalista Cavaleiros do Planalto Médio, foi recebido na manhã deste domingo (1), no Parque de Rodeios da Roselândia Vitor Mateus Teixeira.
Há 20 anos, o grupo de cavaleiros de Passo Fundo realiza o trajeto. Foram 537 quilômetros percorridos desde Alegrete. Na chegada, o grupo foi recepcionado por autoridades, familiares e cavaleiros das microrregiões que compõem a 7ª Região Tradicionalista (RT).
— Todo esse movimento é motivo de orgulho para nós. E temos que agradecer a todos, em especial ao Cavaleiros do Planalto Médio, por essa chegada do símbolo máximo da nossa tradição — disse Alessandro Gradaschi, coordenador da 7ª RT.
Neste ano, foram 32 pessoas, sendo 19 cavaleiros que representam os 41 municípios da 7ª RT. O grupo percorreu, em média, 50 quilômetros por dia a cavalo. Um rodízio era feito com os animais, que descansam a cada 20 quilômetros percorridos.
Na recepção, o grupo foi homenageado pelos 20 anos consecutivos de condução da Chama Crioula.
— Essas homenagens ficam no coração de cada cavaleiro. Para nós, não é um sacrifício cavalgar. Isso só nos alegra ainda mais para incentivar as novas gerações. Que nos próximos 15 anos, estejamos aqui recepcionando esses jovens — disse o patrão do grupo, Deoclécio Wolff.
Ao final do evento, uma centelha da chama foi distribuída para cada cavaleiro representante das microrregiões que compõem a 7ª RT.