Passo Fundo registrou a menor temperatura do ano na manhã deste domingo (30). Os termômetros marcaram -1,1°C, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O município também teve geada, que encobriu os campos nas primeiras horas do amanhecer. A temperatura ficou abaixo do último recorde, de 2,8°C, registrado no dia 29 de junho.
Em David Canabarro, a 70 quilômetros de Passo Fundo, o clima surpreendeu a moradora Daiane Dalanhol, de 38 anos, que acordou com o pátio tomado pela geada. A temperatura chegou a -1°C no começo da manhã no município e ela conta que chimarrão e café são as alternativas pra se aquecer.
— Acordei com essa paisagem, coberta pela geada. Durante a noite estava muito frio e agora segue. Estamos aqui com fogão a lenha e aquecedor, também muito agasalho, ainda mais pra durante a semana que acordamos cedo e tem que trabalhar igual, né? Principalmente meu marido e meu pai que trabalham no campo, o frio é grande — relatou.
Já na região, os termômetros chegaram a marca de -5,1°C. Foi o caso de Soledade, conforme medição de estação no Sítio Toniollo, na localidade de Passo da Taipa, interior do município. Segundo o Inmet, Erechim, Lagoa Vermelha e Frederico Westphalen também chegaram às temperaturas negativas.
Conforme a Climatempo, a previsão para Passo Fundo é que o frio intenso permaneça pelo menos até terça-feira (2). Na segunda-feira (1°), a mínima pode chegar a 0°C, com geada moderada ou forte. Já no dia seguinte, a mínima será de 6°C. Ao longo da semana, porém, a temperatura aumenta gradativamente e não deve chover.