Por Jânio Vital Stefanello, presidente da Coprel
Empresas de todo o país estão em contagem regressiva para um marco importante no mercado de energia elétrica. Com a virada do ano, todos os consumidores de média e alta tensão (também chamados de Grupo A) poderão contratar energia no mercado livre. Hoje, a possibilidade é restrita a unidades consumidoras com demanda contratada igual ou superior a 500 kilowatts (kW).
Esta nova forma de adquirir energia, onde os consumidores podem realizar a compra de energia elétrica de qualquer empresa, e não mais exclusivamente da distribuidora vinculada à sua área, pagando apenas uma taxa pela utilização da infraestrutura de rede, representa uma mudança de paradigmas.
A abertura do mercado passou a ser autorizada no Brasil no final dos anos 1990 para um grupo muito restrito de consumidores, mas somente em 2019 passou a ganhar força, possibilitando a abertura gradual a novos grupos. Teremos um marco importante em 2024 e, ao longo dos anos, essa expansão deve possibilitar a portabilidade total na aquisição de energia para todos os consumidores.
O que é o Ambiente de Contratação Livre
O Ambiente de Contratação Livre é um mercado relativamente novo no Brasil, tanto para as empresas que estão buscando essa nova forma de aquisição de energia elétrica para reduzir custos, como para as próprias comercializadoras que passaram a atuar neste novo setor. Essa transição de um ambiente totalmente regulado para um comércio varejista exige conhecimento, responsabilidade e experiência.
Para agir com assertividade, quando em 2019 iniciou-se a liberação gradual de novos grupos de consumidores para o Ambiente de Contratação Livre, a Coprel foi a primeira permissionária do Brasil a adquirir energia no mercado livre. Esse movimento possibilitou uma redução significativa na tarifa de energia aos cooperantes.
Continuando sua preparação para esta transição energética, iniciaram-se os estudos para a constituição de uma empresa comercializadora de energia. Hoje, contamos com uma vasta carteira de clientes em constante crescimento, e nossa equipe está desafiada a ampliar significativamente estas atividades a partir do próximo ano, quando milhares de empresas estarão aptas a fazer esta transição energética e vão optar por uma comercializadora que traga resultados efetivos.
Planejamento estratégico
Os princípios e valores do sistema cooperativo continuam sendo fundamentais para basear o planejamento estratégico em novas áreas de atuação. Estamos fazendo grandes investimentos em energia renovável, nos preparando com força para um futuro de transição energética.
E neste futuro, queremos seguir ao lado de nossos cooperantes, que mesmo com a liberdade de adquirir energia de qualquer empresa, tenham a confiança de que a Coprel atenderá sua demanda com qualidade, preço justo e segurança.
Jânio Vital Stefanello é presidente da Cooperativa Coprel e da Confederação Nacional das Cooperativas de Infraestrutura (Infracoop).