A um dia do embarque para Barcelona, professores, alunos e familiares aguardam ansiosos pela partida de Passo Fundo à cidade-sede da Associação Internacional das Cidades Educadoras. Os estudantes foram selecionados conforme desempenho em quatro áreas do conhecimento e serão acompanhados na Espanha por um professor da área e um familiar responsável.
Todos partem na tarde desta sexta-feira (5) do aeroporto de Passo Fundo rumo a São Paulo. Com voos de escala, a chegada em Barcelona está prevista para o domingo (7) à noite. Entre os integrantes desta missão pela educação, está a diretora da Escola Professora Helena Salton, Desire de Fátima Soares de Meira. A instituição teve a maior nota no processo de gamificação entre as escolas públicas municipais e teve direito a enviar, além de professor e aluno, a diretora e uma coordenadora pedagógica.
— É a minha primeira viagem internacional. Estou bastante ansiosa e as expectativas são as melhores. Vamos descobrir uma cultura diferente da nossa e isso vai engrandecer a todos que vão na missão. A sensação é de reconhecimento da nossa educação e isso reflete que nossos alunos estão empenhados — comenta a diretora.
Quem também compartilha da ansiedade e nervosismo é a professora de ciências humanas Nadir Falcão, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Padre José de Anchieta, que vai acompanhar a aluna Luane Freitas Ruas. Para ela, além da oportunidade de intercâmbio cultural e educacional, a viagem é um reconhecimento do empenho dos alunos:
— A curiosidade e o nervosismo são grandes, a expectativa de conhecer um outro lugar, outra cultura, estar aberto para o novo, de ver a ansiedade das crianças. Eu me sinto lisonjeada de ser escolhida e ver o empenho dessa aluna, da trajetória escolar dela ser reconhecida, assim como o trabalho dela e dos professores também.
A Missão Cidade Educadora consiste em uma viagem de estudos e intercâmbio cultural para cinco alunos da rede pública municipal de Passo Fundo. Entre as atividades, os estudantes apresentarão cinco projetos desenvolvidos no norte gaúcho, além de conhecer mais dos trabalhos de Barcelona, que é a primeira cidade educadora do mundo.
— Colocamos a educação no centro da mesa para ser responsável pelo desenvolvimento econômico da cidade e também social e esse incentivo aos nossos alunos sem dúvidas já despertou nas famílias e na comunidade todo um senso de que é possível os sonhos serem realizados pelo esforço dos próprios alunos — completa o prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida.