Febre nos anos 2000, a banda LS Jack foi a trilha sonora da vida de jovens e adolescentes que acompanhavam a cena do rock brasileiro da época. O hit Carla rodou o Brasil e esteve entre as mais tocadas nas rádios, em 2002.
Em 2004, no auge da carreira, o vocalista e compositor Marcus Menna, então com 28 anos, realizou uma lipoaspiração e, após o procedimento, teve um choque anafilático por alergia a dipirona. A complicação resultou em um coma de dois meses e, posteriormente, em sequelas.
Mesmo com as limitações deixadas pelo procedimento, como dificuldades motoras e de fala, Marcus focou na reabilitação, e agora, com 46 anos, planeja o retorno aos palcos na turnê solo, em comemoração aos 30 anos de carreira. No momento, o cantor realiza preparo de voz em Passo Fundo, no norte do Estado. Em entrevista à Rádio Gaúcha nesta terça-feira (21), falou sobre sua trajetória:
— A minha memória ficou afetada, eu esqueci de muita coisa. Eu voltei da cirurgia falando espanhol, porque morei no Paraguai quando tinha 15 anos, foi uma loucura. Mas nunca passou pela minha cabeça não retornar aos palcos, sempre fui muito otimista.
O vocalista destaca que a fonoaudiologia foi crucial para reacender a memória. Antes da entrevista, acompanhado da fonoaudióloga Andréia Estér Puhl, Marcus realizou exercícios de aquecimento vocal - e o tratamento também envolve ir até os palcos e simular shows, na tentativa de acessar as lembranças.
— Fico sempre muito feliz de tocar e levar o som novamente. Fico feliz de entrar outra vez no estúdio, reencontrar a galera da banda vamos estar juntos novamente — destaca Marcus, que também está compondo novas músicas.