O fundador da Rede de Farmácias São João, Pedro Brair, foi homenageado com a Medalha Grão Mérito Fagundes dos Reis, a maior honraria da Câmara de Vereadores de Passo Fundo, na noite de segunda-feira (2).
A medalha é concedida a pessoas que são referência no município através de suas ações e proposições. Ela foi entregue a Brair após indicação da Mesa Diretora da Casa.
O empresário lidera a 4ª maior rede varejista de medicamentos do Brasil, conforme ranking da Abrafarma, e está presente em mais de 300 cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
Ao todo, são mais de 1,1 mil lojas e cerca de 22 mil empregos diretos. A solenidade ocorreu no dia em que a rede abriu seis novas unidades.
Na tribuna, o presidente da Casa, Saul Spinelli (PSB), destacou passagens importantes da vida do empresário, como o fato de ter começado a trabalhar aos nove anos para auxiliar no sustento da família que vivia em Santo Augusto, no noroeste gaúcho.
O mais velho de cinco irmãos, o filho de agricultores atuou como vendedor de medicamentos, atendente e administrador de farmácia antes de abrir sua primeira loja, em Campo Novo, aos 20 anos. Mais tarde, escolheu Passo Fundo para ser a matriz de sua empresa.
— Além de empreendedor, foi o precursor de uma nova maneira de fazer gestão, pensando nas pessoas e nos projetos sociais, que transformam milhares de vidas. Tem uma empresa gigante presente em vários estados, mas escolheu a nossa Passo Fundo para se estabelecer e morar — disse Spinelli.
Em seu discurso, o vereador também deu ênfase ao fato de que, além da atividade empresarial, Brair presta apoio relevante a instituições da rede de tratamento e combate ao câncer, dentre outras entidades assistenciais.
A honraria leva o nome do militar brasileiro Joaquim Fagundes dos Reis, considerado patriarca de Passo Fundo. Prevista em Lei, a 3.969/2002, a homenagem pode ser entregue a pessoas que tenham prestado serviços relevantes ao município e à sociedade em 15 diferentes áreas.