Nas primeiras horas desta sexta-feira (4), um meteoro cruzou o céu de Santo Ângelo, na Região Noroeste. A passagem do corpo celeste foi registrada pela estação de monitoramento do Instituto Federal Farroupilha (IFFar) da cidade (assista acima).
Conforme o Clube de Astronomia do IFFar, a rocha espacial entrou na atmosfera da Terra às 5h01min, deixando um longo risco no céu e desintegrando-se em menos de três segundos. O meteoro é popularmente conhecido como estrela cadente.
A rocha que passou pelo Rio Grande do Sul é classificada como um longo meteoro, que permanece visível por um período maior do que a maioria. Enquanto meteoros comuns desaparecem pouco depois de entrar na atmosfera (até dois segundos), os meteoros longos duram de segundos e até um minuto.
A estação de monitoramento do IFFar é integrante da rede Bramon (Brazilian Meteor Observation Network) e operada remotamente pelo projeto Bate-Papo Astronômico, de Santa Maria.
Segundo fenômeno da semana
Este não foi o primeiro evento astronômico que chamou a atenção no céu da metade norte do Estado. No final da tarde de quarta-feira (2), um eclipse solar parcial foi registrado em Passo Fundo e outras cidades da região.