O campus I da Universidade de Passo Fundo (UPF) amanheceu movimentado neste domingo (18). Isso porque o local foi um dos escolhidos para realizar o Concurso Nacional Unificado, mais conhecido como o "Enem dos concursos".
Em Passo Fundo, o município registrou 5.038 candidatos inscritos para a prova em 13 prédios da universidade. Deste total, 2.774 não compareceram, o que representa um índice de abstenção de 55%, ou seja, mais da metade.
Durante a manhã, os portões permaneceram abertos das 7h30min às 8h30min. Enquanto alguns candidatos já estavam aguardando a prova, outros ainda tentavam encontrar o prédio descrito no cartão de confirmação de inscrição.
Às 8h26min, a paraibana Isolda Nunes caminhava apressadamente pelas ruas da UPF tentando encontrar a Escola de Ciência Agrárias, Inovação e Negócios para realizar o exame.
— É a primeira vez que faço o concurso. Vim de Água Santa e estou tentando encontrar o prédio B4 — comentou.
Inicialmente marcada para o dia 5 de maio, a prova precisou ser adiada devido à enchente que atingiu o Estado. Com 6.640 vagas abertas em 21 órgãos federais, o Concurso Nacional Unificado recebeu mais de 2 milhões de inscritos de todo o Brasil. Inicialmente, 80.348 gaúchos realizaram a inscrição, No entanto, após a enchente, o número caiu para 78,6 mil.
Primeiro turno
Às 11h, as portas dos prédios da universidade se abriam para os inscritos que finalizaram a manhã de prova. O médico psiquiatra Marcos Amaral, 52, comentou que não fez nenhuma preparação antes do exame e que foi possível responder às questões tranquilamente.
— Eu já participei de mais de 20 concursos na vida, mas não achei difícil. Não estudei nada. Vim apenas com o que eu sabia. Eram 20 questões objetivas e uma dissertativa, onde eu tive que escrever sobre insalubridade de gestante e lactante — comentou o médico.
À procura de um local para almoçar durante o intervalo, a zootecnista Ana Carolina Marini, 31, também prestou a prova na UPF. Para ela, a preparação já vem de longa data.
— Eu participei de somente um concurso antes desse. Comecei a estudar desde o ano passado. Eu achei bem tranquila esta primeira parte. Na minha pergunta dissertativa, tive que escrever sobre o clima e as plantações — afirma.
Na parte da manhã, o exame tratou de questões relacionadas a conhecimentos gerais e uma redação ou pergunta dissertativa. À tarde, os portões abriram às 13h e os concurseiros terão que responder questões de conhecimentos específicos.
Confira o cronograma
- Aplicação das provas: 18 de agosto
- Divulgação preliminar dos gabaritos: 20 de agosto
- Divulgação das notas finais: 8 de outubro
- Envio dos títulos: 9 e 10 de outubro
- Divulgação da lista de aprovados: 21 de novembro
- Início da convocação para posse: janeiro de 2025