Mais de 34,2 mil metros quadrados de desmatamento foram registrados no interior de Floriano Peixoto, município de 1,6 mil habitantes no norte do RS. A destruição da vegetação nativa aconteceu em duas propriedades, que foram multadas nesta quinta-feira (4).
Desde 2019, mais de 50 hectares de Mata Atlântica foram derrubados na cidade de acordo com a Plataforma MapBiomas. O desmatamento florestal e uso irregular do solo causam diversos impactos ao meio ambiente, prejudicando a biodiversidade e causando alterações no clima.
De acordo com o 3° Batalhão Ambiental da Brigada Militar (BABM), o flagrante foi feito através de alertas emitidos pela MapBiomas. Os policiais militares identificaram as propriedades e, com uso de GPS e análise das imagens, constataram a supressão de vegetação nativa.
No primeiro local o crime ambiental aconteceu em três áreas distintas, totalizando 16,6 mil metros quadrados de árvores derrubadas, entre elas canela, rabo-de-bugio, açoita-cavalo, cedro, timbó e unha-de-gato. Já na segunda propriedade foram 17,6 mil metros quadrados de desmatamento de Mata Atlântica.
Os proprietários foram identificados e informaram não possuir licença ambiental para realizar as intervenções nas áreas. Assim, foram autuados por crime contra a flora através da lei n° 9.605/1998, com pena variando desde multa até detenção, de um a três anos.