Morreu na madrugada desta quinta-feira (20) o homem que ficou ferido após temporal em São Luiz Gonzaga. Cláudio Czichocki, 73 anos, caiu do telhado de uma casa, no bairro Agrícola. Ele estava no local para consertar a cobertura após a microexplosão que atingiu a cidade na noite de sábado (15).
Depois da queda, Czichocki foi encaminhado ao hospital da cidade e transferido ao Hospital de Caridade de Santa Rosa, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. O corpo é velado na capela mortuária da comunidade de Linha Harmonia Centro, no município de Guarani das Missões. Ele deve ser sepultado a partir das 16h, no cemitério da mesma localidade.
O temporal que atingiu São Luiz Gonzaga deixou 400 pessoas desalojadas. Nesta quinta, 80 seguem fora de casa. O fenômeno deixou residências, empresas e prédios públicos destruídos. Segundo a Defesa Civil, o prejuízo estimado ultrapassa R$ 16 milhões.
Por causa dos estragos, três escolas municipais anteciparam as férias de inverno, que deviam acontecer no fim de julho, para 24 de junho a 3 de julho, a fim de que a prefeitura realize obras de conserto no local. São elas:
- Emei Altamiro da Silva (bairro Jauri)
- Emei Leovegildo Paiva (bairro Agrícola)
- Emef José Bonifácio (bairro Auxiliadora)
— O prazo para as obras é de 30 dias para tudo estar pronto, então vamos dar esse período para que as empresas trabalhem. Já o retorno dos alunos será gradual nas três escolas, conforme o andamento da recuperação e liberação dos espaços em cada local — disse a secretária municipal de Educação, Mariza Klein Ditz.
Outras cinco escolas atingidas com alagamentos, falta de luz, água ou perda de equipamentos já reorganizaram as atividades e readaptaram seus espaços para retomar as atividades desde terça-feira (18).