Moradores de Passo Fundo seguem mobilizados para arrecadar e destinar doações para as vítimas das enchentes. No município, há diversos pontos de arrecadação. Entre eles dois que são ligados à Defesa Civil e prefeitura: o CTG Lalau Miranda e a área da antiga Manitowoc.
Os donativos são destinados às cidades atingidas nas regiões Metropolitana, Central, Vale do Taquari e Vale do Sol, a partir de análise do Gabinete de Crise da Defesa Civil, que, em contato com as prefeituras e centrais do órgão, desenvolve a logística para o envio dos mantimentos.
A necessidade dos itens muda dia após dia, de acordo com a prioridade de cada região, por isso nesta sexta-feira (10) o foco é em produtos de higiene e limpeza, além de alimentos não perecíveis. Confira abaixo a lista das prioridades.
O que doar
Produtos de limpeza
- Água sanitária
- Sabão em pó
- Desinfetante
Produtos de Higiene
- Pomada para bebês
- Pomada assadura adulto
- Escova de dente
- Shampoo
- Desodorantes
- Fralda para recém-nascido
Alimentos
- Arroz
- Açúcar
- Sal
- Massa
- Farinha de Milho
- Farinha de Trigo
- Azeite
- Leite
- Água
- Achocolatado pronto para beber
Como ser voluntário
A força humana e o tempo dos voluntários têm sido essenciais no momento em que o RS passa pela maior tragédia climática da história. Por isso, em Passo Fundo as orientações abaixo ajudam quem pode disponibilizar tempo para ajudar os atingidos.
Nos pontos de coleta
A sede da antiga Manitowoc fica na RS-324, no bairro Valinhos, e funciona como uma central de doações, que recebe também os donativos arrecadados em outras regiões. Para ser voluntário, é necessário preencher um formulário e aguardar o contato da Defesa Civil.
O trabalho neste momento está sendo destinado para a verificação da validade de alimentos, montagem de cestas básicas e kits, além da triagem. Proprietários de caminhões também podem se colocar à disposição para o transporte dos mantimentos até os locais atingidos.
A Defesa Civil reforça que não fornece alimentação ou ressarcimento das despesas.
Já para ser voluntário no CTG Lalau Miranda é necessário enviar uma mensagem com as informações pessoais para o número de WhatsApp: (054) 99127-7954. Diariamente a prefeitura irá enviar as necessidades e orientações através de uma lista de transmissão.
O CTG fica na Rua Uruguai, 11, na Vila Annes, e funciona das 9h às 17h. As doações reunidas ali, são encaminhadas para a central, que fica na antiga Manitowoc.
Nas cidades atingidas
O serviço de voluntários tem sido essencial nos resgates, nos serviços de saúde, na distribuição de mantimentos e, principalmente, na reconstrução dos locais mais atingidos.
Para isso, as cidades atingidas montaram pontos de encontro de voluntários para, a partir disso, distribuir o apoio onde é necessário. Por isso, quem quiser prestar esse tipo de ajuda, pode ver as principais orientações nesta reportagem, ou entrar em contato direto com os municípios.