Há pelo menos um ano, o soldado Cauan Czyzewski Nardes compartilha resgates e atendimentos feitos através do trabalho no Corpo de Bombeiros de Cruz Alta, no noroeste gaúcho. O agente acopla uma câmera no capacete e grava parte da rotina, que vai desde o controle de incêndios até resgates de animais.
Um caso recente que chamou a atenção reúne essas duas situações: o bombeiro resgatou um filhote de gato em meio a um incêndio, no último domingo (10). O fogo consumiu parte da estrutura da casa e a única moradora não se feriu. Porém, durante o trabalho de controle do incêndio, Czyzewski e seu colega encontraram o felino.
No vídeo (assista acima), a equipe do Corpo de Bombeiros chega para atender ao incêndio na Rua Ernesto Muller, no bairro Planalto. A equipe desce do caminhão, pega o equipamento e entra no local para conter as chamas. O objetivo era preservar o máximo da estrutura e, ao mesmo tempo, evitar que as chamas se alastrassem para casas vizinhas.
Durante o trabalho, o soldado Czyzewski encontrou o gato no chão do imóvel. Ele pegou o animal e o levou em segurança para fora.
— Começamos a ouvir o miado do gato e, como o nosso equipamento de proteção respiratória faz barulho e tem uma viseira que embaça um pouco por causa da alta temperatura da água e tudo mais, começamos a fazer silêncio e escutar para ver se conseguíamos distinguir de onde o miado vinha — lembra.
Cada vez que o gato miava em desespero, os bombeiros conseguiam se aproximar da origem do som.
— Fomos indo em direção ao quarto, tinha bastante roupa, cobertas e tudo mais, estava difícil de identificar. A gente resolveu se abaixar e, ao levantar a cama, tinha um gatinho ali, um filhote de poucos meses, que estava miando. Ele não conseguia sair dali — conta.
O felino tinha algumas queimaduras na parte inferior do pelo da barriga e nas patas. Além disso, é provável que tenha inalado um pouco de fumaça, pois parecia desnorteado. Depois do resgate, o gato foi entregue a vizinhos que estavam do lado de fora. Outros animais que também viviam na casa conseguiram escapar sozinhos, segundo o soldado.
Resgate de cachorro entalado em assoalho de casa
Em outra situação, no dia 6 de março, a equipe do Corpo de Bombeiros de Cruz Alta resgatou um cachorro preso embaixo de uma casa no bairro Santo Antônio. A dona da residência solicitou ajuda ao sentir o odor do animal, que se refugiou no local com uma série de ferimentos.
— É comum que pessoas abandonem os animais nessa região. E aí vai acumulando muito animal e eles acabam brigando por território e alimento. Esse cachorro parecia ter sido abandonado há poucos dias e tinha vários ferimentos nas patas, já com larvas e tudo mais. Então achamos que, para se defender, se alojou embaixo da casa — conta.
A moradora pediu a remoção do animal e que fosse levado para atendimento. Para isso, os bombeiros precisaram rastejar pelo assoalho e puxar o cachorro para fora (assista acima).
— Conseguimos tirar, ele estava bem tranquilo, não foi agressivo nem nada. Ele estava bem machucada e já não conseguia caminhar — lembra.
Depois do resgate, o cachorro foi encaminhado ao Samu Pet de Cruz Alta para receber atendimento veterinário. Segundo o órgão, o animal está se recuperando bem, é doce e amoroso, e precisará de um lar tiver alta.
Acompanhe nas redes
Os vídeos produzidos pelo soldado Cauan Czyzewski Nardes e a equipe do Corpo de Bombeiros de Cruz Alta são publicados no Instagram, nas contas @cbmrs.12bbm e @cauanczyewski.