Centenas de fiéis participaram da via-sacra e celebração da Sexta-Feira Santa nesta manhã (29) em Passo Fundo. Na Catedral Metropolitana, religiosos relembraram os últimos passos de Jesus ao seguir as 14 estações nas vidraças da igreja, que contam o trajeto percorrido após a condenação por Pôncio Pilatos até o calvário na cruz.
Conforme as escrituras, Jesus Cristo foi julgado na manhã de sexta-feira e iniciou sua caminhada ao calvário às 9h. Às 15h, foi crucificado, disse o arcebispo. A celebração de Sexta-Feira Santa compõe um dos ritos do Tríduo Pascal, que vai de quinta a sábado. Os ritos celebram a vida, paixão, morte e ressurreição de Cristo.
— O objeto é render graças a Deus por esse ato de amor por todos nós, de modo que os fiéis renovem a fé e continuem firmes em suas caminhadas, bem como os ensinamentos deixados por Cristo estejam sempre presentes na vida de todos — destaca o líder católico.
Na Catedral estava a aposentada Nadir dos Santos, 76 anos, que participa da via-sacra há mais de 50 anos. Emocionada, ela comenta que todas as celebrações são especiais e não há um ano igual ao outro.
— É muito importante a gente reservar um momento para recordar o quão maravilhoso e misericordioso Jesus foi conosco. Essa celebração renova nossas forças e exemplo de Jesus em nossas vidas — disse.
Marcos Dutra, 25 anos, participou da celebração pela primeira vez. Segundo ele, não estava nos planos ir à igreja nesta manhã, mas ao passar pelo santuário sentiu algo diferente e resolveu entrar:
— Cheguei um pouco desconfiado, não sabia ao certo o que esperar, mas saio radiante. Sei que preciso buscar mais a Deus, estar mais próximo Dele, mas estar aqui hoje foi muito especial. Pude compreender melhor a história e sai renovado.
Programação de Páscoa em Passo Fundo
Além dos ritos de Sexta-Feira Santa, há celebrações de Páscoa até domingo (31) na cidade. Aqui, divulgamos a programação da Catedral Metropolitana, mas cada igreja possui horários e atividades próprios. Confira a seguir:
Sexta-feira (29)
- 15h: celebração da Paixão e Morte de Jesus Cristo
- 16h: procissão do Senhor Morto ao redor da Praça Marechal Floriano
Sábado (30)
- 19h: vigília pascal com ritos da benção do fogo e da água
Domingo
- 9h, 10h30min, 18h e 20h: Missa da Ressurreição