Os jovens do sexo masculino nascidos em 2006, que completam 18 anos em 2024, podem procurar a Junta do Serviço Militar ou o site oficial para encaminhar o alistamento obrigatório. O prazo final é 30 de junho, contudo mesmo aqueles que fazem aniversário após essa data devem também fazer o alistamento.
Para se alistar é necessário a carteira de identidade e o comprovante de residência. Segundo o coordenador da Junta de Serviço Militar de Passo Fundo, Evandro Pinho de Farias, os jovens que preferirem fazer o alistamento pelo site oficial devem ficar atento ao Registro de Alistamento, um conjunto de 12 números emitido ao final do processo.
— Caso não tenha gerado esse número, ele deve se dirigir até a Junta, pois o alistamento não deu certo. Isso ocorre muito e em diversos casos os jovens acham que estão alistados, deixam de comparecer e, quando chegam aqui, verificamos que não estão na lista — explicou o coordenador.
A expectativa é que mais de 1,5 mil jovens se alistem em Passo Fundo. Todos os chamados prestam o serviço militar obrigatório em Alegrete. Segundo Farias, aqueles que não comparecerem ficam em débito com o Exército brasileiro, o que traz diversas consequências ao cidadão nos sistemas públicos.
— Ele passa a se tornar um refratário e, com isso, não pode assumir cargos ou participar de concursos públicos, emitir o passaporte e, em caso de recebimento de herança, também ficará impedido de receber o valor, além de uma multa no valor de R$ 5,91 por ano — pontua Pinho.
Serviço
- O que: encaminhamento do alistamento militar em Passo Fundo
- Quando: até 30 de junho de 2024
- Documentos necessários: carteira de identidade e comprovante de residência
- Onde: Junta Militar de Passo Fundo (Avenida Brasil, 792 — nos fundos da antiga prefeitura)
- Horário: das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h
- Contato: (54) 3311-6043