Pela segunda vez nesta semana, o 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar (BABM) registrou o desmatamento de floresta nativa no município de Vicente Dutra, no norte do RS. O último flagrante aconteceu durante fiscalização na quarta-feira (13), em uma área de 25.736 metros quadrados de Mata Atlântica.
O primeiro caso foi na última segunda-feira (11), quando outros 24.832 metros quadrados de mata foram derrubados. No acumulado, em uma semana o município teve mais de 5 hectares de floresta destruídos.
A supressão de vegetação nativa aconteceu no interior de Vicente Dutra, e entre as espécies de árvores derrubadas estão guajuvira, cambara, fumo-bravo e canela-de-veado. No caso de quarta-feira, o crime ambiental foi constatado através da análise das imagens aéreas, levantamento fotográfico e georreferenciamento.
Nas duas ocorrências, os proprietários foram identificados e responderão pelo crime ambiental, pois não tinham autorização ou licença de órgão competente para fazer o manejo da Mata Atlântica, um dos biomas mais ameaçados do mundo.
O desmatamento florestal e o uso irregular do solo são crimes ambientas e causam diversos impactos ao meio ambiente, prejudicando a biodiversidade e contribuindo para as mudanças climáticas. Conforme a lei no 9.605/1998, a pena varia desde multa até detenção, de um a três anos.
A área destruída soma-se aos outros 75 milhões de metros quadrados derrubados no RS entre 1º de janeiro e 11 de dezembro de 2023, conforme mostra a reportagem de GZH Passo Fundo.