Para celebrar a época mais mágica do ano e relembrar a infância, uma entidade de Passo Fundo promove uma campanha de arrecadação de presentes para um público diferente. É o "Natal Feliz e Solidário" do Lar da Vovó, que tem como protagonistas 24 idosas assistidas pela instituição de longa permanência do norte do Estado.
Um ensaio fotográfico temático marcou o início da campanha. Em cada foto, uma idosa aparece segurando um quadro com seu nome e o que gostaria de ganhar neste fim de ano: chinelos, blusas, vestidos, pijamas, maquiagens e até bonecas.
Os cliques foram feitos de forma voluntária pela fotógrafa Albertina Morais para registrar a sétima edição da campanha. Mas, antes, as psicólogas da instituição conversaram com cada fotografada para explicar o objetivo da ação e, principalmente, fornecer suporte em uma época que costuma ser de muita emoção entre as idosas.
Como explica Felipe Spuldaro, assistente social do Lar da Vovó, o Natal é muito esperado por ser a época em que as famílias mais fazem visitas. Além disso, há o resgate de memórias relacionadas à data, até mesmo entre as assistidas que possuem doenças como o Alzheimer.
— É marcante e muito especial. Elas se emocionam até com a decoração, gostam de participar e de montar o pinheirinho — conta o assistente social.
O objetivo é arrecadar presentes, que serão entregues pelo Papai Noel no dia 22 de dezembro, com o apoio da comunidade.
Como presentear
Quem quiser ajudar pode levar o presente diretamente no Lar da Vovó até o dia 22 de dezembro. A instituição fica na Rua Dona Elisa, 478, na Vila Fátima. O agendamento ocorre pelo telefone (54) 3254-0278.
O "Natal Feliz e Solidário" também tem apoio do Interact de Passo Fundo, organização voluntária ligada ao Rotary, que está com um ponto de doação na Rua Bento Gonçalves, 349. Neste caso, os presentes devem ser entregues até o dia 18 de dezembro.
— São presentes simples, mas que pra elas têm significado. Uma lembrancinha já faz toda a diferença e elas voltam a ser crianças — finaliza Felipe Spuldaro.
Apoio ao trabalho da instituição
A instituição é mantida pela Igreja Metodista e, por meio de um convênio com o município, recebe uma ajuda de custo mensal da prefeitura. No Lar da Vovó, as 24 idosas recebem seis refeições por dia, além de apoio e cuidado de uma equipe multidisciplinar com 15 funcionários.
Entre as vovós atendidas, algumas não têm família e estão em situação de vulnerabilidade. Outras recebem visitas de familiares que contribuem com a instituição.
A despesa mensal chega a quase R$ 70 mil, o que faz com que a instituição enfrente problemas financeiros. Por isso, todas as doações são bem-vindas em qualquer época do ano.
Entre os alimentos de primeira necessidade, estão leite, açúcar, café e bolachas, além de frutas como banana, maçã e mamão. Já xampu, talco e desodorante são os produtos de higiene mais em falta.
A instituição também foi prejudicada pelas chuvas excessivas de 2023 e, por isso, busca doações para reforma do prédio. A ajuda pode ser uma contribuição em valores ou material. Para mais informações, basta acessar o Instagram do Lar da Vovó.