Rodeio Bonito, município de pouco mais de 5,7 mil habitantes do norte do RS, está entre as cidades afetadas pelo temporal que atingiu o RS na madrugada desta quinta-feira (16). No local, a estrutura de uma empresa de materiais de construção foi completamente destruída e mais cem casas registraram danos. Pelo menos duas residências estão interditadas.
Segundo o coordenador da Defesa Civil municipal, Arizoli Schobert Nunes, o município faz os levantamentos de perdas e deve decretar situação de emergência até segunda-feira (20). Há registro de prejuízos em estradas do interior, silos, prédios públicos e escolas. Durante a manhã, a cidade ficou sem acesso telefônico. Diversos jazigos do cemitério municipal estão danificados.
Os bairros mais afetados são Battisti, Piratini, Gambetta e São Cristóvão. Não há registro de feridos ou desalojados. As aulas estão suspensas nas escolas municipais. Outras duas, estaduais, seguem funcionando.
— Tivemos um temporal parecido uma vez, por volta de 2000. Mas desde então nunca mais. Até a nossa comunidade agradecia por nunca dar nada em Rodeio Bonito, dizíamos que éramos abençoados. Agora veio e a destruição foi grande — disse Nunes.
Segundo o Climatempo, a velocidade das rajadas de vento chegou a 108 km/h por volta das 3h. A medição é de Cruz Alta, cidade onde está a estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mais próxima, a 155 quilômetros de distância.
Com a força do vento, o depósito de uma empresa foi completamente destruído. Três caminhões estacionados sob a estrutura também ficaram danificados, mas não estão perdidos. O proprietário, Joviano Perotti, estima que as perdas se aproximam de R$ 1,3 milhão. Não há feridos.
— Deus sempre me deu força em todos os desafios e hoje estou em mais uma prova para me reconstruir. Graças a Deus não aconteceu nada com nenhuma pessoa — disse o empresário.
Além de Rodeio Bonito, há registro de transtornos e prejuízos em Soledade, Nonoai, Barra do Rio Azul, Cruz Alta e Barão de Cotegipe. A situação é mais grave em Giruá, onde um temporal na noite de quarta-feira (15) causou uma morte, feridos e destruição.