O excesso de chuva voltou a causar estragos no noroeste gaúcho nesta quinta-feira (16). No começo da manhã, havia registro de danos nos municípios de Ijuí, Cruz Alta e Barão de Cotegipe. Em Giruá, uma pessoa morreu.
Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), choveu 102,8 milímetros em Ijuí nas últimas 48 horas. Em Passo Fundo, foram 79 milímetros.
A situação em cada município
Ijuí
Em Ijuí, mais de 60 casas ficaram destelhadas em razão da chuva que começou ainda na quarta-feira (15), por volta de 23h. Cerca de 80 árvores caíram nas rodovias BR-285, RS-342 e RS-514.
O Corpo de Bombeiros está entregando lonas para a população afetada. Para receber, basta se dirigir ao quartel, no centro da cidade, e fazer a retirada.
Cruz Alta
Mais de 50 famílias tiveram as casas destelhadas no município. Mais de 100 árvores caíram nas ruas e em cima de residências, segundo a prefeitura.
As áreas mais atingidas na cidade foram o bairro Abegay e Santa Terezinha. O temporal começou por volta das 3h. Houve registro de granizo.
Giruá
Uma jovem morreu após um temporal ter destruído um ginásio esportivo na cidade de Giruá, no noroeste do RS, na noite de quarta-feira (15). A vítima foi identificada como Isabeli Soardi, 26 anos. Segundo o Corpo de Bombeiros, ela foi atingida por uma estrutura de alvenaria. Conforme balanço mais recente, outras 57 pessoas ficaram feridas.
A chuva e as fortes rajadas de vento, que começaram por volta das 22h, arrancaram o telhado do ginásio Splendor Sports, que fica no bairro Mucha e reúne quadras esportivas. Também houve queda de granizo. Naquele momento, atletas jogavam no local.
Segundo o comandante do 11º Batalhão de Bombeiros Militar, major Airton Juarez Ickert, 55 feridos foram encaminhados para um hospital em Giruá, com ferimentos leves.
Uma pessoa foi para o Hospital Vida e Saúde, de Santa Rosa, com ferimentos de maior gravidade. Conforme atualização da unidade, na manhã desta quinta, a paciente está em estado estável e aguarda avaliação, mas deve receber alta em breve.
Em um hospital de Santo Ângelo, conforme a Defesa Civil da região, um ferido se encontra na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).