O som das patinhas no ambiente de trabalho e os potes de água e ração na recepção já identificam a presença rasteira de Brutus, o cão mascote que atua junto na secretaria de Segurança Pública de Passo Fundo, no norte do Estado.
Desde março deste ano, o salsicha com mistura de vira-lata adotado deixa o ambiente mais descontraído entre os agentes de trânsito e funcionários da pasta. Brutus não apenas mora na secretaria de Segurança Pública como também "veste a camisa": ele possui um crachá e um colete de "augente" de trânsito.
Mais do que isso: o cão participa das ações de conscientização sobre o trânsito de Passo Fundo nos programas "Bairro a bairro" da prefeitura e, mais recentemente, da Semana do Trânsito.
— Ele acaba "quebrando o gelo" e aproxima as pessoas a participarem junto — disse o secretário de Segurança Pública, João Darci Gonçalves da Rosa.
Brutus mora no prédio da secretaria, no bairro Petrópolis. Ali, ele tem sua casinha e recebe as pessoas para atendimento junto com os colegas. Nos fins de semana, o cachorro é disputado para passar os dias de descanso nas casas dos agentes.
O mascote da secretaria
Uma das tutoras dele, a agente de trânsito Jussara Sbalchiero, relata que Brutus é a alegria e a leveza do ambiente de trabalho. Por onde a agente percorre no prédio da secretaria, o cão vai atrás. Ela é uma das três tutoras do pet.
— O nosso ambiente de trabalho ficou muito mais leve. Desde a chegada dos colegas, de manhã, a pergunta é: cadê o Brutus? Isso vai desde tomar café cedo, ficar com a gente na recepção. Ele é muito querido, muito comportado. A chegada dele tem deixado muitos ensinamentos, lições como fidelidade, companheirismo, diversão, inteligência e proteção. Já está fazendo sucesso além da secretaria — afirma.
O secretário Gonçalves endossa o carinho pelo mascote da pasta. Segundo ele, o cachorro se tornou mais um membro da equipe que trabalha com a fiscalização e a administração do trânsito de Passo Fundo.
Ele relata que Brutus, atualmente, também substitui o Preto, antigo cachorro da secretaria, que faleceu neste ano. Os dois cachorros tiveram pouco tempo de convivência juntos.
— Ele é o nosso o mascotinho. Nós recebemos o Brutus com muito carinho, amor. Ele traz alegria para o nosso ambiente, todos nossos colegas compartilham o fim de semana com ele, tem uma concorrência para levar ele para casa — declara.