A chuva que atingiu Passo Fundo, no fim da tarde de segunda-feira (18) causou prejuízos a pelo menos 40 famílias da cidade. Queda de granizo e vento forte, com rajadas de 78,8km/h, causaram o destelhamento de casas.
Conforme o Corpo de Bombeiros, foram entregues lonas a 15 famílias, enquanto a Defesa Civil distribuiu para outras 25, totalizando 1,5 mil metros quadrados do material. O temporal também causou a queda de 25 árvores em diversos pontos da cidade. Os mais atingidos foram os bairros Vera Cruz, Vergueiro e Vila Carmem. No centro, ruas e escolas ficaram alagadas.
A chuva começou no fim da tarde e se estendeu por toda a noite. O período mais intenso do temporal ocorreu entre as 17h e 19h. O acumulado das últimas 24 horas foi de 48,6 milímetros, segundo o Cemaden. Desde o início de setembro em Passo Fundo já choveu 443 milímetros, ou seja, 167,6% acima da média prevista que é de 165,5 milímetros.
No bairro Petrópolis, um supermercado teve o teto danificado por causa da forte chuva. Segundo funcionários, uma calha estava entupida, o que fez com que a água invadisse um dos corredores (assista ao vídeo).
Com a chuva e os vento, muitas residências registraram falta de energia elétrica. Cerca de 6,3 mil clientes ficaram sem luz. Conforme a RGE, empresa responsável pelo fornecimento de energia, todos os pontos foram restabelecidos.
Para esta terça-feira (19), a previsão aponta nova chance de temporal. No decorrer do dia, as rajadas de vento podem chegar a passar dos 60km/h, segundo o Climatempo.
Árvore atinge casa no bairro Integração
Uma árvore caiu sobre uma residência no bairro Integração, por volta das 3h desta terça-feira (19). Dois quartos foram atingidos quando o proprietário do imóvel, Ederson Patrício Pereira, a esposa e o neto de 11 anos dormiam no local. Ninguém ficou ferido.
— Foi um susto muito grande. Saímos de dentro da casa e fomos para a rua. Danos materiais conseguimos recuperar, o importante é que estamos todos bem — disse Ederson.
O Corpo de Bombeiros entregou lonas e ajuda a cobrir a residência enquanto uma equipe da Secretaria de Transportes e Serviços Gerais acompanha a retirada das árvores.
Segundo os bombeiros, três árvores caíram por causa da força do vento e erosão do solo em função de um córrego que passa atrás da residência. Só uma atingiu a casa. A prefeitura deve acompanhar a situação no local.