A partir da confecção do novo modelo de carteira de identidade em todo o território nacional, o Instituto-Geral de Perícias (IGP) do Estado passou a emitir a segunda via do documento com gratuidade para alguns públicos, de maneira escalonada.
No momento, podem fazer a segunda via do registro com gratuidade pessoas a partir de 25 anos, que estejam emitindo a nova carteira de identidade. No Estado, a taxa de expedição da segunda via do documento é de R$ 86,66, paga ao final do processo de solicitação da segunda via online.
Conforme a assessoria da Secretaria de Segurança Pública do Estado, a gratuidade opera em fase de testes, aberta por faixa etária, mas sem um cronograma fixo, ampliado conforme análise do departamento de identificação.
Como emitir em Passo Fundo
Em Passo Fundo, os documentos são feitos na agência do Tudo Fácil, localizada no Passo Fundo Shopping (Av. Presidente Vargas, 1.610). É necessário agendar o atendimento através do site do IGP. A agenda disponibiliza datas somente a partir dos próximos sete dias úteis, ou seja, estão liberados a partir de 6 de outubro. No ato, basta informar os dados da pessoa que será atendida, e finalizar o pedido.
O novo documento
O novo modelo de carteira de identidade começou a ser implementado no Rio Grande do Sul em julho de 2022. O documento utiliza o número do CPF como registro geral, único e válido para todo o país.
Seu prazo de validade depende da idade do titular no momento da expedição: cinco anos para crianças de até 11 anos, 10 anos para quem tem entre 12 e 59 anos. Pessoas com mais de 60 anos não é necessário trocar o documento. Já os documentos do modelo antigo valem até 28 de fevereiro de 2032.
Em todo o país, o modelo é obrigatório e sua primeira via é gratuita para os modelos em papel e em formato digital pelo aplicativo Gov.br.