O vice-governador Gabriel Souza visita, nesta sexta-feira (14), alguns municípios noroeste do RS atingidos pelo ciclone desta semana. O primeiro foi Campo Novo, onde 140 casas foram danificadas.
O bairro Progresso foi o mais atingido, e duas famílias precisaram deixar suas residências. No interior, cinco propriedades registraram prejuízos. A Defesa Civil está entregando lonas no ginásio municipal a quem precisa cobrir suas casas. A prefeitura ainda avalia se vai decretar situação de emergência.
De acordo com Gabriel Souza, novos eventos climáticos semelhantes ao que foi visto nesta semana ainda devem ser enfrentados pelo RS neste ano. Por isso, celebrou a aprovação, na terça-feira (11), de uma lei que prevê apoio financeiro a quem tiver prejuízos. Segundo informou, no Estado, cerca de 2 mil famílias atingidas pelo ciclone de junho devem receber o benefício de R$ 2,5 mil.
— É importante que as cidades estruturem a sua Defesa Civil e estejam preparadas para enfrentar o clima. O Estado agora tem uma lei que libera recursos para famílias de baixa renda começarem a reconstrução de seus lares, o que também auxilia em momentos como esses — afirmou.
Segundo Souza, que está no exercício do cargo de governador, a Defesa Civil estadual está enviando mantimentos para morados na região noroeste do RS.
Além de Campo Novo, a comitiva também vai passar por Sede Nova e Humaitá.