Foram identificados os dois homens que morreram em uma explosão ocorrida no interior de Entre Rios do Sul, no norte do Estado, na tarde de quarta-feira (5). As vítimas são Antônio Laércio Cardoso Freitas, 44 anos, que morreu no local, e Maichel Danielli, 30, que faleceu a caminho do hospital.
Os dois estavam trabalhando na troca de postes de madeira por estruturas de concreto, fazendo buracos na localidade. Eles eram funcionários de uma empresa terceirizada da concessionária de energia RGE.
Segundo informações do Batalhão de Bombeiros Militares de Erechim e do 13º Batalhão de Polícia Militar (13º BPM), estava sendo realizava detonação de rochas no local para instalação de um poste de transmissão de energia.
O corpo de uma das vítimas seguia no local até o final da manhã desta quinta (6), visto que, na área do acidente, havia explosivos. Uma equipe do Batalhão de Operações Especiais (Bope), de Porto Alegre, foi acionada para fazer a varredura do local e a detonação do material.
Quatro bananas de dinamite foram localizadas pelos agentes. A detonação dos explosivos ocorreu fim da manhã. Com isso, as equipes da Polícia Civil e do Instituto-Geral de Perícias (IGP) vão poder acessar o local e retirar o corpo do funcionário.
Conforme o inspetor Guilherme Dutra, trata-se de um acidente de trabalho:
— Esse tipo de explosivo é acionado com descarga elétrica e ele é a base de pólvora, então qualquer faísca poderia causar a explosão.
O que diz a RGE
A empresa se manifestou por meio de nota:
"A RGE lamenta o acidente ocorrido em Entre Rios do Sul e se solidariza com as famílias dos colaboradores da empresa contratada. A companhia está em contato com a empresa responsável para esclarecer o ocorrido."