Uma competição que é a cara do Rio Grande do Sul levou mais de 300 pessoas ao pavilhão de remates da Exposol, em Soledade. A segunda edição do concurso de assadores de churrasco ocorreu neste domingo (30) e contou com a participação de 12 trios de assadores da região. Os campeões foram três assadores de Arvorezinha, Alto Vale do Taquari: Diego Roselin, Mateus Zanco e Diego Pompermaier. O trio conquistou o primeiro lugar na competição e levou para casa o troféu.
Os competidores tiveram a oportunidade de mostrar as habilidades no preparo do churrasco gaúcho e o público pôde saborear o resultado. O segundo e terceiro lugar foram conquistados por dois trios de Soledade, com Felipe Muller, Tiago e Ronaldo Oliveira em segundo, e Rodrigo Rodrigues (Guigui), Sapo e Marcos Oliveira, em terceiro.
O tradicional churrasco foi atração neste domingo. No entanto, é tradição mesmo das edições da Exposol as grandes pedras preciosas que ornamentam a entrada da Feira de Joias e Pedras Preciosas, no pavilhão três. As peças se tornam cenários para fotos que são compartilhadas por todo o país, e neste ano não é diferente.
Um cristal com incrustação de água-marinha de 600 quilos, uma ametista do Uruguai de 600 quilos e dois citrinos de grande porte, pesando 350 quilos e 190 quilos, estão no espaço externo da feira, juntamente com uma sodalita bruta de 500 quilos e um quartzo rosa bruto de 500 quilos.
No espaço interno, o destaque fica por conta de um par de ametistas do Uruguai, que somam mais de 8,6 toneladas e têm mais de três metros de altura. As peças têm atraído a atenção dos visitantes, que não deixam de fazer um registro fotográfico junto às preciosidades.
Agricultura Familiar reúne 62 expositores
A agricultura familiar, no pavilhão seis, é um dos atrativos da Exposol. Quem visitar a feira poderá encontrar variedades de produtos trazidos pelos agricultores. Alguns exemplos são floricultura, artesanato rural, produtos caseiros como sucos, vinhos, copas, salames, queijos, doce de leite.
O setor conta com 62 expositores de 41 cidades do Rio Grande do Sul. Alessandro Gasparin, um dos coordenadores do setor, destaca a importância da agricultura familiar dentro da Exposol:
— Hoje em dia não se fazem feiras de grande porte sem a participação da agricultura familiar, pois é um grande diferencial. Venham prestigiar nossa feira e conhecer nossos produtos — convida.
A Exposol começou na sexta-feira (28) e vai até esta segunda-feira (1°). A programação completa pode ser conferida no site da feira.