Reconhecido como um dos maiores compositores e violonistas do Brasil, o gaúcho Yamandu Costa terá pela primeira vez um espaço de ensino que levará o seu nome. Natural de Passo Fundo, o músico faz parte de um projeto iniciado em setembro de 2022 e que deve ser entregue à comunidade no dia 16 de março.
A iniciativa criada em parceria com o poder público tem como objetivo trabalhar os talentos individuais dos estudantes do sexto ao nono anos nos instrumentos de cordas, cordas friccionadas, percussão e sopro. Quatro escolas municipais ministrarão as aulas. Os alunos que se destacarem serão selecionados para um aprimoramento das técnicas em um outro prédio localizado no parque da Gare, na área central da cidade.
A expectativa é atender em um primeiro momento aproximadamente 400 pessoas. Todas serão orientadas por professores e auxiliares que irão até as escolas durante o ano. Segundo o secretário de Educação de Passo Fundo, Adriano Teixeira, a ideia é mostrar as potencialidades como cidade educadora, transformando realidades e oportunizando o acesso a arte.
— A proposta não é formar novos Yamandus, mas por que não? As escolas de referência vão contemplar o município e servirão de base para o projeto. Teremos crianças e jovens expandido conhecimentos e se descobrindo como pessoa — salienta Teixeira.
A equipe já se reuniu com o músico, que está lisonjeado com sua escolha para representar cultura musical, para formação e troca de experiências.
— Fico feliz em poder participar e contribui com a minha cidade natal. Quero estar presente com os alunos, participando e ensinando. Estar dentro das salas de aula é também uma homenagem ao meu pai, Algacir Costa, tradicionalista e que ensinou tanta gente — declara Yamandu Costa.
Os estudantes interessados devem se inscrever direto pelo link gg.gg/epyminscricao