Dos quase 150 mil eleitores de Passo Fundo, 90 mil já tem cadastro biométrico, o que representa 60% do eleitorado do município. Os dados são do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que atualiza em tempo real as biometrias efetuadas no país. O restante dos eleitores deve fazer o cadastramento ao longo do ano.
Em Passo Fundo, o processo de cadastramento da biometria, que é o registro da digital dos eleitores, recomeça no dia 17 de abril nos cartórios eleitorais da 33ª e 128ª zonas. O TSE não definiu prazo de encerramento neste momento.
Os cartórios estarão retomando o processo inicialmente nos casos dos eleitores que procurarem os serviços para atualização dos títulos e dados.
O cadastro biométrico é o processo em que a Justiça Eleitoral faz a coleta e a inclusão da impressão digital, assinatura e foto, que serão usados para votar, impedindo que outras pessoas votem em seu lugar.
Os eleitores podem fazer agendamento diretamente no site do Tribunal Regional Eleitoral, neste link, ou comparecerem nos cartórios de forma presencial, com documento de identidade, comprovante de residência emitido há menos de três meses, título de eleitor (se tiver) e, para homens com mais de 18 anos, o documento que comprove a quitação junto à Justiça Militar.
De acordo com o juiz da 168º zona eleitoral de Passo Fundo, Dalmir Franklin de Oliveira Junior, o objetivo da biometria e dar segurança à identificação dos eleitores no momento da votação. Ele explica que, inicialmente, serão feitos atendimentos biométricos, com testagem, de forma a deixar os equipamentos funcionando perfeitamente para, posteriormente, concluir a organização com o quantitativo de atendimentos diários.
A biometria só pode ser feita na cidade onde o eleitor tem seu domicílio eleitoral (no município onde reside).
Documentos para fazer o cadastro biométrico
- Documento oficial brasileiro de identificação com foto (no caso de solicitação de título pela primeira vez, não são aceitos carteira nacional de habilitação, passaporte, nem carteira de trabalho digital)
- Comprovante de residência recente, emitido há menos de três meses
- Título de eleitor (se tiver)
- Para homens com mais de 18 anos e aqueles que solicitarem pela primeira vez título de eleitor até o dia 31 de dezembro do ano em que completarem 45 anos, é necessário levar também um documento que comprove a quitação junto à Justiça Militar
Informações podem ser obtidas diretamente nos telefones de contato e de forma presencial nos cartórios de Passo Fundo, que estão localizados no mesmo endereço:
- Rua Saldanha Marinho, 518, Centro
- Horário de atendimento: 12h às 19h, de segunda-feira a sexta-feira
- Whats 128º zona eleitoral: (54) 99992 0715
- Whats 33ª zona eleitoral: (54) 99992 0716
- Telefone geral: (51) 3294-8128
GZH Passo Fundo
A Redação Integrada pode ser contatada pelo WhatsApp.
Temos um canal direto de compartilhamento de notícias via WhatsApp, com acesso rápido.
Para entrar no grupo, basta acessar o link: https://bit.ly/3Kfk92z