Passo Fundo se encaminha para encerrar o primeiro trimestre de 2023 sem o registro de roubo de veículos*, quando há ameaça à vítima. É a primeira vez desde 2011 que o indicador criminal é zerado nos primeiros meses do ano na cidade.
No mesmo período do ano passado, foram 11 casos de roubo de veículos registrados. Na época, fevereiro foi o único mês que não teve nenhum registro. De acordo com os dados da Secretaria Estadual da Segurança Pública (SSP), a cidade encerrou 2022 com 42 ocorrências.
Nos últimos dez anos, 2013 foi o com maior número de roubo de veículos em Passo Fundo. Naquele ano foram com 258 ocorrências, 43 nos três primeiros meses.
Conforme a Brigada Militar, Passo Fundo sempre teve um histórico negativo neste indicador criminal, mas desde 2019, com a implementação do programa RS Seguro, os números de roubo a veículo vêm caindo significativamente no município, a ponto de atingirem o patamar atual.
Ações de prevenção
Segundo o subcomandante do 3° Regimento de Polícia Montada (3°RPMon), major Jeferson Miguel, a redução é consequência de um trabalho integrado entre Polícia Civil e Brigada Militar:
— Por meio de ações de inteligência conseguimos atuar diretamente na repressão de grupos especializados nesse tipo de delito. Com o uso de ferramentas de georreferenciamento é possível mapear e pontuar os locais e horários em que os fatos têm ocorrido com maior incidência. A ferramenta também nos possibilita identificar as semelhanças entre as ocorrências policiais, o que facilita na identificação da autoria — completa o subcomandante.
O major afirma que entre as providências tomadas a partir das informações do cerco georreferenciado e da análise dos eventos, estão o reforço do policiamento ostensivo da área detectada e a intensificação das abordagens de veículos por meio de barreiras policiais.
— São ações preventivas e também ostensivas que inibem a atuação de grupos criminosos ou de indivíduos que agem sozinhos — pontua.
Furto de veículo em alta
Se por um lado o número de roubos de veículos reduziu ao menor patamar da série histórica, o índice de furtos de veículos vai encerrar o trimestre com um aumento no número de casos se comparado ao mesmo período do ano passado.
Conforme dados da Brigada Militar, desde janeiro, Passo Fundo registrou 98 casos de furto de veículo. No mesmo período de 2022 foram 81 casos. Um aumento de 20%.
O subcomandante do 3°RPMon relata que combater o furto de veículo é uma das prioridades das forças de segurança:
— O furto de veículo, por não ter a grave ameaça, em muitos casos o suspeito é preso e responde o processo em liberdade. Infelizmente, esse indivíduo ao voltar para as ruas acaba cometendo o mesmo delito reiteradamente. Diferente do crime de roubo, o qual identificamos os autores, efetuamos as prisões e ele permanece preso — diz.
Os órgãos municipais também auxiliam no combate a esse tipo de delito. É o que afirma o secretário municipal de Segurança Pública, João Darci Gonçalves da Rosa, que reforça a tese de que o crime está ligado a reincidência dos autores do fato:
— É um crime bastante relativo, porque quando esses indivíduos estão presos, temos uma redução nos indicadores, mas quando estão soltos, os índices sobem. Mas temos trabalhado em conjunto com as forças de segurança para amenizar esse problema que afeta diretamente a comunidade. Contamos com um sistema de videomonitoramento e uma central de operações com mais de 400 câmaras que estão à disposição da Brigada e estamos trabalhando na substituição da iluminação pública, além da Guarda Municipal que reforça o patrulhamento — completa o secretário.
*Dados até 28/03/2023.
GZH Passo Fundo
A Redação Integrada pode ser contatada pelo WhatsApp.
Temos um canal direto de compartilhamento de notícias via WhatsApp, com acesso rápido.
Para entrar no grupo, basta acessar o link: https://bit.ly/3Kfk92z